noite1pq

Monstra 2013: Homenagem ao Brasil

No quarto dia do Festival de Animação de Lisboa, destaque para a terceira edição dedicada às produtoras brasileiras. Uma seleção de 12 curtas, que mostra do que de melhor se faz na animação brasileira. Entre as várias produtoras envolvidas nesta sessão, o Animatorio foi a participante com maior quantidade de curtas representadas e uma das que mostrou espontâneo interesse em entrar neste festival de animação português este ano.

BRASUCA, COPAF, COCA COLA GOLOS e ITAU – DO QUE É FEITO UM ANO?

Estes três pequenos vídeos de 10 a 45 segundos, apresentam publicidades de animação que passaram nos media brasileiros. Brasuca, do Animatorio, e Copaf, de Jean Campos, mostram a cultura brasileira, numa mistura de cores e ritmos samba. Já a Coca Cola Golos também do Animatorio, tal como o nome indica, é um pequeno anúncio sobre a copa de futebol e a união entre todas as idades, tendo como principal patrocinador oficial a Coca Cola. Itau – Do que é feito um ano? apresenta um spot publicitário de uma rede social, onde se partilham fotografias e experiências dos seus utilizadores. Uma espécie de facebook versão brasileira.

HOMENDOIM

Uma fusão entre um homem e um amendoim. Os amendoins foram utilizados nesta curta para personificar a imagem de um homem e de uma mulher a dançarem samba e a interagirem um com o outro. Para além disso, os instrumentos musicais que dão som à ação, também foram constituídos em amendoim. A sua atmosfera carnavalesca retrata bem a animação e alegria brasileiras.

TRÊS PORQUINHOS

Em tom policial, Cláudio Roberto cria uma nova versão, mais adulta, da história dos três porquinhos. Neste caso os papéis invertem-se. Os porquinhos são os malfeitores que fogem da polícia, representada pelo lobo, que já não é mau de todo. No final, os porquinhos vencem tal como na versão original, contudo a moral é outra.

A NOITE DO VAMPIRO

Em estilo de filme mudo a preto e branco, esta curta apresenta um vampiro muito menos assustador, do que as lendas narram. À primeira vista até parece atacar alguém, porém vimos que o principal predador nesta história é o pequeno inseto, também sedento de sangue. Acompanhado por musica clássica e pequenas caixas de narração, a noite do vampiro torna este ser sobrenatural numa autêntica comédia.

PLUTÃO

A curta de Sávio Leite e Cécius Rodrigues reproduz uma grande diversidade de seres em cera, que demonstram a sua agressividade para com o mundo. Plutão é uma curta de outro planeta, muito simbólica e pouco clara para a pequenada que assistia.

DESTIMAÇÃO

Esta curta apresenta a relação entre um homem muito peculiar e o seu animal de estimação. Primeiramente o homem aprisiona o animal, que voava livre pelas ruas. A uma dada altura, o homem sente remorsos por o ter enclausurado e faz de tudo para ele ter a sua liberdade novamente. Mas desta vez é o animal que não quer sair da sua casa. No fim ficamos a perceber os seus motivos.

RAI SOSSAITH

A curta de Thomate, que fez parte da sessão de abertura da secção Brasil, regressa novamente para apimentar esta sessão. Rai Sossaith ironiza a alta sociedade brasileira e todos os vícios que representa. Em tom de crítica, mostra as várias facetas dos socialites através do apresentador Atail Menezes, que denuncia as drogas, o sexo e a pedofilia.

RaiSossaith_em-alta

A ÚLTIMA LENDA

Acompanhamos a viagem de um condutor que vai por uma estrada vazia no meio do mato brasileiro. Sozinho na noite, sofre um acidente e começa a ver seres do outro mundo ao vaguear pela floresta. Uma curta muito bizarra, que mostra as várias faces do medo, como se de um pesadelo se tratasse.

NEOMORPUS/NEOMORPHUS

Criado pelo Animatorio, esta curta mergulha no imaginário infantil. Com um toque mais mórbido, o filme apresenta as várias metamorfoses dos bonecos, em que os papeis se fundem. Neste mundo estranho em que todos se trasformam, uma bicicleta reage como um cão e um pássaro é visto como um hamster.

Esta sessão dedicada ao Brasil, mostra a diversidade e qualidade das novas produtoras que se encontram no mercado da animação. A secção Brasil continua até ao final da MONSTRA, a apresentar os bons trabalhos criados neste país lusófono. Esta segunda-feira, destaque para a abertura oficial da secção de Espanha, que apresentará uma seleção variada de obras produzidas pelos nuestros hermanos.

Mais Artigos
Manuel Luís Goucha nas tardes da TVI
Goucha. ‘Você na TV!’ tem fim marcado e já se sabe nome do novo programa