A sessão de abertura do 8 ½ Festa do Cinema Italiano conta com o realizador italiano para apresentar o seu novo filme Romanzo di una strage na Sala Manoel de Oliveira, do Cinema São Jorge. Como anteriormente o Espalha-Factos já tinha noticiado, a Festa do Cinema Italiano decorre entre os dias 21 a 28 de março em Lisboa.

Durante sete dias a Festa apresenta as melhores longas-metragens produzidas em Itália. Para além da presença do realizador Marco Giordana no primeiro dia do festival, também são exibidos alguns ciclos e outros realizadores apresentam os seus filmes no Cinema São Jorge ou no Teatro do Bairro.

A 21 de março, segundo dia de festival, é exibido o ciclo Mani in Alto! no Teatro do Bairro que se verá transformado na sala lisboeta do cinema de género italiano dos anos 70. Alguns dos filmes que compõem este ciclo são Milano Calibro 9, Keoma e Milano Odia: la polizia non puó sparareMan in Alto! é uma retrospetiva que revisita vários estilos cinematográficos como poliziottesco spaghetti western.

O realizador Paolo Genovese apresenta no sábado, 23 de março, a comédia Una famiglia perfetta no Cinema São Jorge. O filme é protagonizado pelo ator Sergio Castellitto. No dia seguinte, é exibido às 15h30 o documentário Benfica – Torino 3 e 4, que retrata o acidente de avião de 1949 que retirou a vida à equipa do Grande Torino, presente em Portugal para participar num jogo amigável com o clube lisboeta. Vários jogadores do Benfica vão estar presentes nesta sessão. Às 17h30, no São Jorge, passa a cópia digital restaurada pela Cineteca di Bologna do filme Il Gattopardo de Luchino Viscontti.

A secção competitiva do 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz também ao Cinema São Jorge o realizador Salvatore Mereu, para apresentar o filme Bellas mariposas no dia 25 de março, às 21h30. Filmes como Io Sono Lide Andrea Sage, e também Il Futurode Alicia Scherson, são alguns dos títulos que integram a seleção em competição dos filmes em competição desta sexta edição do festival.

Na sessão de encerramento, a 28 de março, é exibido La migliore offerta do realizador Giuseppe Tornatore, no Cinema São Jorge às 21h30. A Festa do Cinema Italiano termina às 00h00 no Ritz Clube com o concerto dos Calibro 35. Trata-se de um projeto musical que revisita banda sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70.

Vê mais abaixo a imagem da Festa do Cinema Italiano:

 photo Banner_zps029cbaf2.jpg