Monstra Black

A abertura da MONSTRA 2013

Foi ontem que o Cinema São Jorge serviu de palco à sessão de abertura da MONSTRA 2013 – Festival de Cinema de Animação de Lisboa. De 7 a 17 de março, o festival conta com muitas novidades do mundo da animação. Nesta edição, o evento dedica o seu espaço de programação a dois países muito próximos das nossas raízes: o irmão Brasil e a vizinha Espanha.

A MONSTRA 2013 abriu as suas portas na Sala Manuel de Oliveira para uma sessão muito especial, que marca o início da presença do cinema de animação brasileiro nesta 12ª edição do  festival. Rai Sossaith, do cartoonista Thomate, e Um Outrodo realizador Chico Liberato, foram os dois filmes escolhidos para começar em beleza esta maratona de animação.

Rai Sossaith é uma curta-metragem de 10 minutos, que retrata a história de um colunista social chamado Atail Menezes. Com muita ironia e humor à mistura, Rai Sossaith é o programa televisivo, onde Atail Menezes narra as suas peripécias. A curta realizada por Thomas Larson, mais conhecido por Thomate, levou um ano a ser produzida e utilizou técnicas de desenho em 2D, como também imagens em video de animação em 3D. O filme conseguiu arrecadar vários prémios em diversos festivais de cinema, inclusive marcou presença no Festival Anima Mundi, que será representado também este ano na MONSTRA, com a seleção das melhores curtas brasileiras de 1998 até 2011.

RaiSossaith_em-alta

Chico Liberato vai ser homenageado na MONSTRA, começando pelo seu filme Um outro, que assinalou a abertura do festival e da secção do seu país. No ano em que se comemora o 30º aniversário de Boi Aruá, Chico Liberato terá um espaço dedicado à suas obras mais emblemáticas, terminando no seu último filme realizado em 2012, Ritos de Passagem, que terá a sua estreia europeia em Portugal. Os seus filmes trazem a identidade cultural do Brasil para a tela, dando vida a mitos e personagens que povoam o imaginário do Nordeste.

Hoje, 8 de março, será um dia dedicado exclusivamente à produção cinematográfica brasileira, com os filmes de animação que integram a secção Retrospetiva Brasil, nomeadamente as produções das escolas de animação brasileiras e o Ritos de Passagem de Chico Liberato. O realizador estará presente na Fnac às 16h00 para apresentar as suas obras ao público português. No final do dia, para terminar em beleza, será exibido o conjunto de curtas de terror intitulado Amaldiçoados, que mostra o que de melhor se faz na animação brasileira.

O festival MONSTRA continuará a vaguear por Lisboa entre o Cinema São Jorge e o Cinema City Alvalade, com a apresentação de grandes filmes do panorama internacional, de 7 a 17 de março.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Benfica Darwin Liga Europa SIC
Liga Europa leva SIC de volta ao primeiro lugar isolado