Foi ontem que o Cinema São Jorge serviu de palco à sessão de abertura da MONSTRA 2013 – Festival de Cinema de Animação de Lisboa. De 7 a 17 de março, o festival conta com muitas novidades do mundo da animação. Nesta edição, o evento dedica o seu espaço de programação a dois países muito próximos das nossas raízes: o irmão Brasil e a vizinha Espanha.

A MONSTRA 2013 abriu as suas portas na Sala Manuel de Oliveira para uma sessão muito especial, que marca o início da presença do cinema de animação brasileiro nesta 12ª edição do  festival. Rai Sossaith, do cartoonista Thomate, e Um Outrodo realizador Chico Liberato, foram os dois filmes escolhidos para começar em beleza esta maratona de animação.

Rai Sossaith é uma curta-metragem de 10 minutos, que retrata a história de um colunista social chamado Atail Menezes. Com muita ironia e humor à mistura, Rai Sossaith é o programa televisivo, onde Atail Menezes narra as suas peripécias. A curta realizada por Thomas Larson, mais conhecido por Thomate, levou um ano a ser produzida e utilizou técnicas de desenho em 2D, como também imagens em video de animação em 3D. O filme conseguiu arrecadar vários prémios em diversos festivais de cinema, inclusive marcou presença no Festival Anima Mundi, que será representado também este ano na MONSTRA, com a seleção das melhores curtas brasileiras de 1998 até 2011.

RaiSossaith_em-alta

Chico Liberato vai ser homenageado na MONSTRA, começando pelo seu filme Um outro, que assinalou a abertura do festival e da secção do seu país. No ano em que se comemora o 30º aniversário de Boi Aruá, Chico Liberato terá um espaço dedicado à suas obras mais emblemáticas, terminando no seu último filme realizado em 2012, Ritos de Passagem, que terá a sua estreia europeia em Portugal. Os seus filmes trazem a identidade cultural do Brasil para a tela, dando vida a mitos e personagens que povoam o imaginário do Nordeste.

Hoje, 8 de março, será um dia dedicado exclusivamente à produção cinematográfica brasileira, com os filmes de animação que integram a secção Retrospetiva Brasil, nomeadamente as produções das escolas de animação brasileiras e o Ritos de Passagem de Chico Liberato. O realizador estará presente na Fnac às 16h00 para apresentar as suas obras ao público português. No final do dia, para terminar em beleza, será exibido o conjunto de curtas de terror intitulado Amaldiçoados, que mostra o que de melhor se faz na animação brasileira.

O festival MONSTRA continuará a vaguear por Lisboa entre o Cinema São Jorge e o Cinema City Alvalade, com a apresentação de grandes filmes do panorama internacional, de 7 a 17 de março.