A série baseada na obra de Miguel Sousa Tavares Equador regressa na próxima segunda-feira à TVI, às 23 horas. Equador vem substituir Doce Tentação, que tem o seu final marcado para a noite de sábado, dia 9.

A notícia foi dada em primeira mão por uma das protagonistas da série. Maria João Bastos divulgou na sua página de Facebook que a série ia regressar: «Imaginem o que está para chegar!!!!!! Sim EQUADOR…. Assim que terminar a novela Doce tentação… Agora o regresso do Equador todos os dias ás 23h.. Não percam… ❤».

Equador é composto por 30 episódios e apresenta a história de  Luís Bernardo Valença (Filipe Duarte), que parte para São Tomé e Príncipe no início do século XX, ordenado pelo rei D. Carlos I (João Ricardo). Luís Bernardo assume o cargo de Governador-Geral da antiga colónia portuguesa e desde logo se emaranha numa teia de conflitos: a personagem torna-se um defensor dos trabalhadores das roças – uma posição que lhe cria inimizades com os grandes “patrões” – e envolve-se com Ann Jameson (Maria João Bastos), a mulher do cônsul inglês David Jameson (Marco D’Almeida).

A esta história principal junta-se as tramas das personagens de Alexandra Lencastre, Dalila Carmo, Joana Solnado, Nicolau Breyner, Rogério Samora, entre muitos outros.

Produzida pela TVI em parceria com a Plural Entertainment e a Plano 6Equador chegou pela primeira vez à TVI em dezembro de 2008. O sucesso foi imediato, à semelhança do que já tinha acontecido com a obra escrita pelo jornalista e comentador português: desde que foi lançada, em 2003, foram vendidos cerca de 350 mil exemplares em Portugal.