Ao longo de várias edições, o Espalha-Factos, com esta rubrica, recordou as histórias das nove temporadas da série juvenil da TVI.  Nesta última edição do Geração Morangos iremos recordar a última temporada de Morangos com Açúcar, a nona série. Segue o teu Sonho foi a última temporada, transmitida entre 12 de Setembro de 2011 e 15 de Setembro de 2012.

Escrita por cinco guionistas no total (Cláudia Sampaio, Irina Gomes, Mafalda Ferreira, Marina Ribeiro e Pedro Cavaleiro), esta temporada foi da autoria da Casa da Criação, sendo realizada por Hugo de Sousa, Gonçalo  Mourão e Luís Justo. A produção foi de Teresa Amaral.

httpv://www.youtube.com/watch?v=9JP6SJQk0-w

Pela primeira vez na história da série,  o tema de abertura da temporada de aulas manteve-se na temporada de verão, assim como o próprio genérico. Apenas o final do mesmo mudou, e onde se lia Segue o Teu Sonho passou a ler-se Férias de Verão. Assim, foi ao som de Missy M com Vai Atrás do Teu Sonho que os fãs da série começaram os episódios desta temporada de Morangos com Açúcar, ao longo de um ano.

Imagem 1

UMA ESCOLA PÚBLICA COM DUAS VERTENTES

O novo ano lectivo traz muitas surpresas e dois mundos completamente distintos. Na Escola do Forte coexistem, no mesmo espaço, uma escola secundária do ensino regular e uma outra vocacionada para a moda. O conflito entre as duas escolas está sempre presente. A rivalidade é uma constante e os dois grupos (moda Vs ensino regular) disputam a primazia da escola. O sonho e o glamour dos alunos de moda contrastam com a  vocacionada para moda e, desde o primeiro momento, o conflito entre os dois grupos é evidente, disputando cada um deles a primazia da escola. No entanto Dulce Machado, a directora da escola, não vai cruzar os braços enquanto não conseguir realizar o seu sonho: uma escola onde todos convivam harmoniosamente e aprendam a aceitar as diferenças entre cada um.

Ao longo deste ano lectivo os alunos desta escola vão cativar com as suas histórias e peripécias. Há um conflito aberto entre os dois ambientes e as guerras entre os dois grupos serão uma constante. No entanto, eles vão acabar por perceber que o que os une é mais forte que aquilo que os separa: são todos jovens e querem viver a vida ao máximo.

Imagem 2

OS PROTAGONISTAS

Nesta escola, encontramos o casal de namorados, Ana Rita e Ricardo. Ela quer ser designer de moda, já Ricardo é da área de ciências e ainda não decidiu o que quer ser no futuro, mas uma coisa ele sabe: Ana Rita é a rapariga da vida dele.

No entanto, a chegada de Bryan, o aluno americano, de descendência portuguesa, que veio para a Escola do Forte concluir o 12º ano, vai abalar o mundo de Ricardo, ao conquistar o coração de Ana Rita.

Bryan vai para a turma de Ricardo, que embirra logo com ele, pois não suporta ter concorrência. O americano tem aquilo que as raparigas gostam e faz-lhe sombra em tudo, até no surf. O que Ricardo não esperava é que além das ondas, ele e o aluno americano fossem também disputar a mesma rapariga. Bryan vem abalar a relação, já frágil, de Ricardo e de Ana Rita.

No entanto Ricardo não é homem de perder, muito menos a namorada, por isso, vai abrir guerra contra Bryan e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a namorada. Ricardo vai mostrar o seu lado mais negro e provar que nada o deterá para ficar com Ana Rita. Sem querer, Bryan vai colocar a vida de Ana Rita em perigo, ao envolvê-la no seu passado, que não é tão cool como parece.

 

Imagem 3

O INÍCIO DE ANO ATRIBULADO

O início do ano é marcado pela realização de um desfile organizado pelos alunos de moda. Marcus provoca Madalena e Ana Rita enquanto elas ultimam os últimos preparativos. É evidente a tensão entre os três. Bruno, um aluno do 11º ano de design de moda chega entretanto e Marcus aproveita a ocasião para gozar com ele. Para Marcus, qualquer rapaz que ande num curso de moda é efeminado.

O novo ano lectivo traz para Portugal e para a Escola do Forte um aluno americano, Bryan. O jovem vai despertar a atenção e a curiosidade de todos. Sem intenção, Bryan dá um encontrão em Ricardo. Desde o primeiro momento, Ricardo não gosta de Bryan, mas o novo aluno mostra‑lhe que não tem medo dele. Os preparativos para o desfile de moda estão ao rubro e para que nada corra mal todos os alunos de moda estão empenhados em participar. Sara, a melhor amiga de Ana Rita, encontra Nuno a beijar Verónica e fica bastante triste, pois ainda não esqueceu o
ex‑namorado.

Mais tarde, chega o grande momento do desfile e Ana Rita mostra‑se ansiosa, pois a sua coleção foi a escolhida para a grande abertura do ano letivo. Tudo corre na perfeição, com Tatiana a cantar, enquanto as modelos desfilam na passerelle. No entanto, Marcus e Kiko preparam mais uma das suas e boicotam o desfile. Dulce não aceita o que foi feito e garante que vai encontrar os culpados. Ana Rita vê Bryan pela primeira vez e os dois trocam olhares.

Ricardo percebe que só Marcus e Kiko tinham razões para boicotar o desfile e enfrenta‑os, pois tinha dado ordens para eles não fazerem nada que estragasse o desfile da namorada. Ricardo não gosta dos alunos de moda, mas adora Ana Rita e sabia que este momento era muito importante para ela. Bryan fica desde o primeiro instante encantado com Ana Rita e, sem querer, quase a atropela à saída da escola.

Para se redimir do sucedido, descobre a morada da jovem e faz‑lhe chegar um belo ramo de flores. No dia seguinte, Ana Rita e Bryan chegam ao mesmo tempo à escola. Ana Rita vê Bryan a falar com um homem de aparência duvidosa e não percebe o que se passa nem compreende a atitude do novo aluno.

Imagem 4

TAL MÃE… TAL FILHA

Verónica frequenta o 12º ano do curso de Design de Moda e sonha com a fama e o mundo glamouroso das passerelles. É o protótipo da menina mimada que foi tratada como uma princesa. Ambiciona ter a sua marca de roupa e desfilar as próprias criações. É muito bonita e vistosa e sabe fazer uso dos seus atributos físicos para conseguir o que quer. Vive com a mãe, Isabel, que a idolatra e quer que a filha seja o que ela não conseguiu – modelo.

A relação das duas é boa, mas como tudo o resto na sua vida, é muito superficial. Verónica é viciada em compras. Só gosta de roupas de marca e tem um estilo muito sofisticado. Ela e a mãe usam muitas vezes a mesma roupa. Não tem qualquer relação com o pai nem com a família deste. Verónica é fútil, sem escrúpulos e, tal como a mãe, acha que os meios justificam sempre o fim. Odeia Ana Rita, pois não aguenta que a outra seja melhor que ela em tudo. A sua única amiga é Magda, mas Verónica aproveita-se dela e usa-a quase como secretária pessoal.

Isabel é uma mulher que vive uma vida falsa. Quer parecer mais jovem do que é. Veste-se como a filha e, quando andam juntas, gosta que as pessoas pensem que são irmãs. Sonhava em ser modelo, mas não tinha meios económicos para tal. Começou a trabalhar num restaurante aos 18 anos e foi lá que conheceu Gabriel Lima, o pai da sua filha Verónica. Mesmo sabendo que ele era casado, a ambição falou mais alto e Isabel seduziu-o. A relação entre os dois durou algum tempo, mas nunca houve amor.

Isabel gostava do dinheiro e dos presentes caros que Gabriel lhe dava e ele sentia-se bem com uma rapariga de 18 anos que lhe alimentava o ego. Quando sentiu que Gabriel se estava a afastar, engravidou. Para evitar escândalos, Gabriel decidiu não a contrariar e passou a pagar-lhe uma choruda mesada. Isabel e Gabriel nunca mais tiveram qualquer tipo de relação e a única coisa que os liga é a transferência mensal que Gabriel faz para ela e para a filha. Isabel idolatra a filha e quer que esta seja o que ela não conseguiu ser – alguém no mundo da moda. Educou-a de forma a ser uma miúda mimada, egoísta e fútil e vive o sonho da filha (ou a filha o dela)

 

Imagem 5

TATIANA, A MISSY M

Tatiana requenta o 11º ano de Design de Moda na Escola do Forte. Vive com a sua mãe, Diana, que é professora de marketing e produção de moda e este é o primeiro ano em que vai ser aluna dela. Está um pouco constrangida com a situação, pois sabe que esta vai despertar alguns comentários. Tatiana e Diana têm uma relação fantástica pois, além de mãe e filha, são também grandes amigas.

Tatiana é simpática e bem-disposta, boa aluna e está sempre envolvida nos vários projectos da escola de moda. Dá-se bem com toda a gente, mas não gosta de Verónica e do seu grupo. É dotada de uma voz muito boa, mas nunca teve ambição de cantar, a não ser em festas e reuniões com os amigos. No entanto, as coisas vão mudar e Tatiana vai deslumbrar todos com a sua voz.

Acaba por adotar o nome de Missy M e conquista tudo e todos com a sua música, fazendo sucesso junto do público.

 Imagem 6

OS MAIS NOVOS

Lili, Tiago e Fred formam o grupo dos mais novos. Serão os alunos do 7º ano. A rapariga é a filha mais nova de Diamantino e de Maria e é irmã de Ricardo. Excelente aluna, adora estudar, especialmente ciências e matemática. Lili tem uma relação muito próxima com o pai, apesar de também se dar muito bem com a mãe. É a filha doce que qualquer pai gostaria de ter e adora o irmão, apesar dele nem sempre lhe dar grande importância. Lili receia a entrada para a nova escola, mas tudo corre bem e faz rapidamente amizade com Fred e Tiago. A relação dos três vai ser muito engraçada e neste grupo Lili é a mais despachada e, com a sua ingenuidade, não percebe que eles se sentem constrangidos com a presença feminina dela.

Entrou para o 7º ano da Escola do Forte. É o irmão mais novo de Ana Rita e de Teresa e o benjamim da família. Dá-se bem com todos, particularmente com a mãe por quem tem um carinho e admiração enormes. Estudou num colégio privado até ao 6º ano, pois os pais semprequiseram investir na educação dele e acreditam que nos primeiros anos de escola os filhos devem ter um acompanhamento mais individualizado e permanente. Foi no colégio que conheceu o seu grande amigo Fred. É um rapaz bem-disposto, mas muito tímido com o sexo oposto. É bom aluno, estudioso e tem uma grande paixão pelas ciências, tal como o seu melhor amigo. Os dois vão arranjar muitas confusões e trapalhadas por usarem o laboratório da escola sem autorização e por estarem sempre a inventar mil e uma maneiras de surpreender e chamar a atenção da nova amiga, Lili.

É um dos caloiros da Escola do Forte e entrou para o 7º ano. É um rapaz franzino que parece mais novo do que realmente é. Usa óculos porque quer – não tem graduação que o justifique – e é um verdadeiro “cromo”. Onde se sente bem é no laboratório de ciências. Desde que os seus pais lhe ofereceram um Kit de ciência, quando era mais pequeno, que Fred alimenta a esperança de vir a ser um cientista galardoado. Vive apenas com a mãe, Francisca, já que o seu pai faleceu há alguns anos.

Estudou num colégio privado até ao 6º ano e foi aí que conheceu o seu grande e único amigo Tiago. Fred é mais tímido que Tiago e é um rapaz de poucas falas, especialmente no que diz respeito às raparigas. Nunca teve uma namorada, num deu um beijo na boca e, até conhecer Lili, achava que queria que as coisas continuassem assim para sempre. Está feliz por estar na nova escola, especialmente  porque esta possui um laboratório de ciências muito bem equipado. Vai passar todo o tempo possível no meio das suas poções e invenções e irá envolver-se em muitas situações cómicas.

 

Imagem 7

FÉRIAS DE VERÃO!

No mar, na terra, no ar e ao sabor do fogo da paixão os alunos da Escola do Forte vão viver momentos inesquecíveis. O desporto será rei com modalidades para todos os gostos. Na praia ou na barragem, as emoções e os amores de Verão irão surpreender todos! Até os mais desprevenidos.

Aquilo que inicialmente parecia ser só mais um Verão quente e divertido irá revelar-se uma grande aventura. Marcelo, Gabriel, Eva, Jaime, Bart, Bia e MC Migas vão juntar-se aos alunos da Escola do Forte e trazer mistério, polémica, descontracção e muita animação. Entre o certo e o errado, a rebeldia e a doçura, uns não vão saber escolher o melhor caminho e outros não são quem mostram ser.

Imagem 8

O BAR DA PRAIA E O CLUBE NÁUTICO

Ricardo refugia-se no Clube Náutico gerido por Manuel. Quando Ana Rita o reencontrar será que o amor que sente por Ricardo será suficiente para o perdoar? Decidida a vingar-se do sucesso de Ana Rita está Verónica que tudo fará para infernizar a vida de todos os colegas e acabar com a felicidade de Ana Rita. Apesar dos desgostos que sofreu durante o ano letivo, Bryan não se deixou abater e, juntamente, com Vera é o dono do spot de verão, a escola Surf na Linha.

Na mesma praia, Sebastião surpreende tudo e todos como o novo nadador salvador. A sua parceira é Bia, mas Alice não vai gostar nada de dividir as atenções do seu namorado com a bonita jovem. Quem também vai agitar as emoções no areal é Marcelo. Este jovem nadador salvador vai quebrar corações à sua passagem, mas apenas terá olhos para a bela Vera. Será que vai ser correspondido?

Teresa reencontra Gabriel, o instrutor de skydive, com quem dançou e por quem se apaixonou na noite do baile de finalistas. Um amor incompreendido que poderá fazer com que as inseguranças de Teresa voltem ao de cima. Tatiana, no auge do seu sucesso musical, reencontra o amor ao lado de Jaime. Será que vai ser feliz ou sofrerá a maior desilusão da sua vida? Migas é o rapper de serviço e não vai descansar enquanto não fizer um dueto com a Missy M.

Imagem 10

AS EMOÇÕES FINAIS

A obsessão de Jaime por Tatiana cresce de dia para dia e chega ao ponto de a raptar. Ao entrar no esconderijo do namorado, a rapariga vê Ver amordaçada e fica em pânico. O pesadelo termina quando ouvem a voz de Cátia através de um megafone. A rapariga era, afinal, uma agente policial sob disfarce, cujo objectivo era apanhar o criminoso.

Depois de muitas tramóias e mais recentemente com a ajuda de Migas, Marcus é desmascarado por Sebastião durante um assalto. Tudo porque os dois primos começam a discutir e a conversa é gravada por uma câmara de vigilância. Ficam assim provados todos os seus crimes, que o levam para a prisão. Migas, entretanto, desparece sem deixar rasto.

Apesar do sucesso repentino dos licores, Diamantino não conquista o interesse dos empresários. Maria fica desanimada perante a notícia, mas o marido, eufórico, diz-lhe que lhe propuseram um negócio ainda melhor, como criador de slogans.

Andaram o tempo todo aos “encontrões”, mas o amor do casalinho acaba por vencer. A estudante de Moda é ainda contemplada com o prémio de Melhor Jovem Designer da Península Ibérica, o que deixa o namorado muito orgulhoso. Após vários mal-entendidos e alguns problemas causados pelos pais da rapariga, Teresa acaba por se entender com Gabriel. Os dois acabam por assumir o namoro com a aprovação de Luísa e Vítor.

Após raptada por Jaime, Vera aproxima-se novamente de Marcelo que, depois de sofrer tanto com o seu desaparecimento, vê recompensada a sua paixão. Já um dos casais mais carismáticos da história fica, como não podia deixar de ser, junto. O trabalho de nadador-salvador vai tornar Sebastião muito mais confiante, o que agrada à despachada e intempestiva Alice.

Frustrada por não conseguir vingar-se de Ana Rita e furiosa por a rival ter ganho o prémio de moda que tanto desejava, a gota de água acontece durante a gravação da curta-metragem. Numa cena em que contracena com Ana Rita, a filha de Isabel tem um ataque de raiva e histeria e ataca-a. Descontrolada, a rapariga tem de ser internada.

Imagem 9

A DESPEDIDA DE BRYAN

Bryan decide voltar para a Califórnia, mas vai sozinho. Antes de partir, os amigos e colegas fazem-lhe uma festa junto à praia. É com muita alegria e música que os colegas da Escola do forte e todos os amigos que fizeram durante o verão se despedem do colega americano. Para tal, decidem organizar um concerto de Missy M, que finalmente, se vê livre do seu “pesadelo”. Vestidos a rigor, com colares havaianos, os jovens prepararam a Bryan uma festa-surpresa, que o deixa muito emocionado. Apesar do romance breve que teve com Bia, os dois decidem continuar as suas vidas separados, mas unidos por uma grande amizade.

______________________

httpv://www.youtube.com/watch?v=wJ-U0ZgH3gM

Foram 9 anos de série, mais de 1000 atores, três bandas, vários cantores e um filme. A marca Morangos com Açúcar rapidamente saltou do pequeno para o grande ecrã. Termina aqui a rubrica que relembrou todas as temporada da série. Em cima, podes veres o vídeo promocional do derradeiro episódio, com imagens de todas as temporadas. Uma série que marcou uma geração. A Geração Morangos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), tvi.iol.pt, Morangosonline