Entre os dias 23 de fevereiro e 31 de março, a Câmara Municipal de Peniche evoca e a vida e obra de José Saramago em parceria com a Fundação Saramago e a FNAC. O ciclo de iniciativas, que incluem exposições, ciclo de conferências e projeções de filmes acontece na Fortaleza de Peniche.

As atividades em homenagem ao escritor português começam no dia 23 deste mês, às 16 horas com duas exposições: José Saramago 90 anos José e Pilar – fotografias de rodagem do documentário. No mesmo dia, Pilar Del Rio inicia o ciclo de conferências, intituladas como Conferências do Forte, com o tema José Saramago, Liberdade e Cidadania.

Nos restantes dias estão planeadas projeções de filmes e documentários. O filme de animação A Maior Flor do Mundo de Juan Pablo Etcheverry é projetado na Capela de Santa Bárbara nos dias 1, 8 e 15 de março às 14h30. O documentário José e Pilar do realizador Miguel Gonçalves Mendes é também projetado no dia 2 de março às 21 horas e 30, na Sala das Cordas.

A 16 de março está também marcada uma sessão leitura de poesia de Saramago por Vitor Sousa, às 21 horas e 30 na Capela de Santa Bárbara.

Todos os eventos do ciclo de atividades têm entrada gratuita.