A Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE) acaba de lançar Colheita Selecionada 2010, o seu primeiro vinho. A ideia de produzir a bebida surgiu em 2008 por parte de um tunante interessado pelo setor e que acabou mesmo a exercer a profissão de enólogo. Agora o que é prometido é uma marca que transmite «caráter, perseverança, experiência e sobretudo, qualidade», cita o Canal Superior.

O vinho surgiu pela primeira vez em 2010, lançado numa fase de experimentação no seio da academia. Durante os últimos dois anos o projeto esteve em maturação e agora é apresentado com a marca própria Tuna.

O design do rótulo da garrafa de vinho foi elaborado por duas estudantes de Design da Universidade de Évora, sendo que este Colheita Selecionada 2010, primeiro produto da marca, foi produzido em Estremoz e a partir das castas tintas Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Castelão.

A primeira edição é de apenas 1000 garrafas, que serão vendidas na sede da TAUE. A Tuna está agora em negociações com outras entidades para que o vinho possa ser disponibilizado noutros lugares. Além do Colheita Selecionada 2010, é previsto que seja também lançado pelos estudantes um vinho reserva.

Esta edição é limitada a mil garrafas, sendo que a TAUE está em negociações com várias entidades para que se possa disponibilizar o vinho noutros locais.