Hoje comemora-se o Dia de São Valentim ou como é mais vulgarmente designado, o Dia dos Namorados. Se os planos para comemorar a ocasião passam por ficar em casa, talvez ver um filme seja uma boa opção. Para ajudar na escolha, sugerimos 10 filmes românticos, uns mais cómicos e outros menos, para ver a dois e talvez de mãos dadas.

1. O Amor Acontece (Love Actually), 2003

1loveactually

O filme acompanha a vida de oito casais em Londres, no mês de Dezembro, antes do Natal. O que os une, para além de ligações profissionais ou familiares, é a vida amorosa: entre amores e desamores, casais certos e menos certos, o resultado é uma combinação feliz entre filme romântico e filme de Natal, que não deixará nenhum coração indiferente.

2. (500) Dias com Summer (500 Days of Summer), 2009

4500 Days of Summer

Ao som de The Smiths, começa a nascer uma ligação entre Tom (Joseph Gordon-Levitt), um apaixonado, e Summer (Zooey Deschanel), que não acredita em namoros ou sequer no amor. Em flashback, Tom recorda os dias e os momentos que passou com Summer. E se a certa altura se sentirem mal por Tom, não se preocupem pois o final é feliz.

3. Antes do Amanhecer (Before Sunrise), 1995, e Antes do Anoitecer (Before Sunset), 2004

6.beforesunrise

Uma escolha que é melhor em dose dupla. Dois jovens, interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy, conhecem-se num comboio a caminho de Viena. Para não terem que terminar por ali a conversa, Jesse propõe a Celine que passe a noite com ele em Viena, até à altura em que apanha o avião de volta a casa, de manhã. Parece uma loucura mas é isso que acontece em Antes do Amanhecer, até que em Antes do Anoitecer, Jesse e Celine encontram-se em Paris, 9 anos depois, dando-nos a conhecer o que passou entretanto e a forma como se relacionam agora.

4. Todos os Outros (Everyone Else), 2009

8everyoneelse

Para os menos românticos, um filme que é no entanto para ver a dois. Nele acompanhamos as férias de um jovem casal pelo Mediterrâneo. Quando entra outro casal em cena, a forma como eles se relacionam e se veem está em constante teste. Um filme realista, não sobre relações perfeitas ou idealizadas mas sobre relações comuns.

5. Meia-Noite em Paris (Midnight In Paris), 2011

midnight-paris-03

Uma comédia de Woody Allen em que Owen Wilson é Gil, um guionista que viaja até Paris com a família da sua noiva. Num mundo de fantasia, Gil consegue voltar atrás no tempo, mais concretamente até aos anos 20. Um filme que nos fará simpatizar com um coração meio perdido, à espera que este se encontre em Paris.

6. 10 Coisas Que Odeio em Ti (10 Things I Hate About You), 1999

210things ihateaboutyou

Heath Ledger e Julia Stiles são os protagonistas desta comédia romântica inspirada numa peça de Shakespeare adaptada a um liceu norte-americano. Há namoros de liceu, os típicos dates, e nem o prom falta – um filme com todos os ingredientes para nos levar de volta até à década de 90.

7. Romeu + Julieta (Romeo + Juliet), 1996

6romeo_juliet

A história de Romeu e Julieta não é estranha a ninguém, ou não o deveria ser. Nesta versão, a famosa peça de Shakespeare é atualizada, mantendo no entanto o texto original. Já sabemos que não acaba bem, mas é sempre bonito ver uma história de amor como esta, assim como desfrutar das interpretações de Leonardo DiCaprio e Claire Danes.

8. O Fabuloso Destino de Amélie (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain), 2001

8amelie

Um filme que se tornou numa espécie de filme de culto, tanto pelos amores que desperta como pelas pessoas que não o suportam. Amélie (Audrey Tatou) é uma parisiense muito fofinha e querida, que é recompensada pelo Karma e vai encontrar o amor no percurso das boas ações que vai praticando.

9. Moonrise Kingdom, 2012

9moonrise kingdom

Se nesta lista já passámos pelo amor na idade adulta, voltemos agora aos amores de adolescência precoce ou mesmo da infância, através de Wes Anderson. No filme, Sam e Suzy são os jovens que inicialmente expressam os seus sentimentos por carta até ao dia em que decidem fugir juntos. Um filme verdadeiramente amoroso.

10. Blue Valentine – Só Tu e Eu (Blue Valentine), 2011

Blue-Valentine-1

Um retrato contemporâneo de um casal, que tal como Todos os Outros, é mais realista do que idealista. A evolução de Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) é revisitada ao longo dos anos que já estão juntos. Alguns momentos românticos com uma dose certa de tristeza e ainda boas interpretações.