O Teatro do Bairro foi o local escolhido para a apresentação do álbum a solo de Kalú, Comunicação, na última quinta-feira, dia 7 de janeiro.

IMG_2976

Por volta das 22 horas estavam reunidos à porta uma boa parte dos nomes da velha escola do rock nacional, pondo a conversa em dia, entre risos e “epá, já não te via há anos”. A boa disposição reinava, acompanhando a entrada para a sala que rapidamente se encheu.

Após uma breve introdução, já com todos os músicos em palco e incluindo agradecimentos a Ramon Galarza, produtor deste álbum, Kalú inicia o concerto com Pela Noite Dentro, de harmónica em riste. A sonoridade faz voltar aos 80’s do punk rock português, com toda a qualidade que essa época trouxe à música nacional. O baterista de Xutos e Pontapés e agora vocalista em nome próprio muniu-se, sem dúvida, de um leque de músicos de qualidade com sinergia notável. O próprio baixista era um “one-man-show”, todos pareciam estar a divertir-se.

IMG_2991

Calor lembrava os lisboetas Censurados e a energia rockeira era intercalada por momentos mais calmos, como Comunicação – com o mesmo nome do álbum – ou Suspiro, a puxar à reflexão solitária.  Um dos sons mais marcantes será certamente Demagogia, escolhido como primeiro single a sair para audição. Em estilo de hino revolucionário e com guitarradas metálicas, Kalú faz uma critica directa sobre o estado da Nação, avisando aqueles que andam a destruir o país que por cá se fará a revolução.

IMG_3180

Para todos os que levavam camisolas do Xutos houve também um presente. A cover de Tu Aí! não passou despercebida aos mais velhos, que abanavam o corpo em honra dos bons velhos tempos. Os mais novos, igualmente entusiasmados com a pujança da música, acompanhavam a dança.

Após uma breve saída, a banda retomou os seus postos no palco, voltando com Frankie Chavez como convidado. O músico português, considerado “a revelação da nova música portuguesa“, acrescentou o som da sua lap slide guitar a Lua. Mais lenta, radio friendly, deu o mote para o último tema do concerto. Foi uma noite divertida, cheia de punk, rock e velhos amigos.

IMG_3189

Projectos a solo de membros de bandas míticas são apostas perigosas, muitas das vezes, mas Kalú comunicou-nos que o Rock Português mantem-se sempre nas veias e estes músicos fazem-no com qualidade.

 

Fotografias: Rita Sousa Vieira