O Geração Morangos está de volta ao Espalha-Factos, nesta rubrica que recorda as histórias das nove temporadas de Morangos com Açúcar. Hoje relembramos a oitava temporada de aulas, o segundo ano em que uma escola de artes performativas deu o mote para a história da trama. Foi a 20 de setembro de 2010 que pudemos assistir à estreia daquela que viria a ser a última temporada com uma escola de talentos.

Morangos com Açúcar – Agarra o teu Futuro (que inclui a série de aulas e a de verão) teve no total 303 episódios. Escrita por oito guionistas no total, esta temporada foi da autoria da Casa da Criação, sendo realizada por Hugo de Sousa, Iva Areias, Paulo Brito, Paulo Frazão, Telma Meira, Gonçalo  Mourão e Luís Justo. A produção foi de Teresa Amaral.

httpv://www.youtube.com/watch?v=sHzfWMcQZ1w

Na temporada de aulas, o tema de abertura era Louco P’ra Mostrar Quem Souum cover do original Jailhouse Rock, aqui interpretado por várias caras do elenco. Na série de verão, o elenco juntou-se e mais uma vez recriou uma música de sucesso. Mambo Nº 5 numa versão Morangos foi o tema escolhido para abrir a temporada mais quente dos Morangos com Açúcar.

Imagem 1

A ESCOLA DE ARTES PERFORMATIVAS

Depois do sucesso da experiência piloto como escola de artes performativas, a D. Sebastião abre o novo ano com um espectáculo de boas vindas aos novos alunos, protagonizado pelos alunos do ano anterior, que mostram o que já aprenderam, deixando todos bastante motivados para mais um ano de muito trabalho, exigência, competição e, claro, muitas peripécias.

Contudo, os efeitos da crise também se vão fazer sentir na D. Sebastião e a directora, Linda, tem um orçamento mais reduzido, sendo obrigada a reduzir o número de bolsas a atribuir. Desta vez, apenas um aluno terá acesso a Londres e o espírito de competitividade vai estar ao rubro. Competição, dedicação, ambição, aventura e amor, misturados com muita música, dança, drama e comédia, são os ingredientes deste novo ano lectivo.

Imagem 2

OS PROTAGONISTAS

Para esta roda-viva que mistura a arte com a vida, chegam novas personagens com outros interesses e histórias. Por exemplo, Lourenço, uma estrela de futebol e filho do dirigente desportivo Carneiro Seixas, que quer deixar o desporto para se dedicar exclusivamente à dança, o que vai contra os planos do pai. Ou Marta e Andreia, duas irmãs muito talentosas mas que vivem numa rivalidade e competição constante, enquanto Cláudia, a irmã mais velha, jornalista desportiva, vai descobrir alguns factos um pouco incriminatórios relativamente ao pai de Lourenço, o rapaz por quem a irmã Marta vai acabar por se apaixonar. Marta e Lourenço serão, assim, os dois protagonistas desta temporada.

Marta frequenta o 12º ano e revelar-se uma das alunas mais completas deste ano. Adora dançar e, quando era pequena, os momentos em que dançava eram os mais felizes. Mais tarde percebeu o seu talento para o canto e desenvolveu-o. Hoje em dia canta e dança sempre que tem oportunidade. Os seus pais são reformados e em breve partirão numa viagem pelo mundo, o que fará com que Marta tenha de aprender a viver numa nova realidade.

É muito carismática, simpática e dedicada. Entrega-se a todas as tarefas artísticas com o mesmo interesse, acredita que tem sempre algo a aprender. Por este motivo desperta facilmente invejas, nomeadamente por parte da irmã Andreia. Por ter uma personalidade forte, Marta tentará ultrapassar os obstáculos que se lhe depararão. Dá-se muito bem com a irmã Cláudia e são muito chegadas.

Lourenço frequenta o 12º ano. É muito activo, persistente, lutador e tem uma personalidade forte. É o principal ponta de lança da equipa de futebol de juniores do clube do pai. Até agora é jogador só para agradar o pai. Gosta de futebol, mas o que ele quer mesmo é dançar Hip Hop. Leva o sonho muito a sério, por isso decide largar o futebol de vez por ter medo de se lesionar, mesmo contra a vontade do pai. Lourenço gosta do pai e admira-o, mas vai chocar muitas vezes com ele.

Os seus pais são separados, mas mantêm uma relação cordial. A mãe está sempre em contacto com ele e visita-o sempre que pode. Lourenço gosta muito dos pais, mas não gosta que interfiram na sua vida. Como gosta de atingir os objectivos e concretizar os sonhos por mérito próprio, entra muitas vezes em conflito com o pai, pois este gosta de usar os bons contactos que tem para facilitar a vida do filho. Lourenço não gosta de ser protegido nem beneficiado e não entra em nada para perder. É muito aplicado na dança e vai revelar-se um excelente bailarino.

 

Imagem 3

IRMÃOS… MAS POUCO

Pedro e Inês vivem como irmãos devido ao casamento do pai de Inês com a mãe de Pedro, mas não podiam ser mais opostos: Inês quer ser cantora e actriz e Pedro não sabe o que quer ser, tendo escolhido ir para a D. Sebastião aparentemente por ser amigo e companheiro de equipa de Lourenço mas, sobretudo, por causa de Rosana, que conheceu numa rede social e que aparenta ser muito rica e fashion.

Pedro é o melhor amigo de Lourenço. Os dois conheceram-se quando, ainda criança, Pedro entrou na equipa de futebol de juniores do Futebol Clube União, onde Lourenço já jogava, e desde então que são inseparáveis. É filho de Carolina Vila que, divorciada do pai de Pedro, se casou recentemente com Paulo, que tem uma filha da sua idade, Inês. Mas os dois dão-se muito mal, o que provocará dissabores e preocupações à mãe de Pedro e ao pai de Inês, que só desejariam que os dois se dessem bem.

Inês frequenta o 12º ano da D. Sebastião e vai tornar-se a melhor amiga de Marta.  O seu pai, Paulo, casou recentemente com Carolina, mãe de Pedro. Órfã de mãe desde muito pequena, é muito apegada ao pai. Inicialmente, quando for viver com a madrasta e com Pedro, estará em permanente conflito com este.  Cantar e representar são as suas paixões. Desde criança que Inês faz pequenas encenações para a família e que faz parte de grupos de teatro e de coros. A D. Sebastião, para ela, é o primeiro passo da sua carreira. É ambiciosa e determinada, trabalhadora e uma excelente aluna.

 

Imagem 5

UM AMOR ALÉM-FRONTEIRAS

E se as paixões serão presença habitual nesta temporada, uma delas será especial. Sandra, filha de pais chineses, apaixona-se por Javi, filho de uma família tradicional indiana, que sonha ser uma estrela de Bollywood. Javi e Sandra  viverão um amor proibido, escondido das suas famílias, que nunca o aceitariam ou compreenderiam.

Javi vem do Porto, onde ficaram os seus pais e as duas irmãs, para frequentar o 11º ano da D. Sebastião. Em Lisboa, instala-se em casa de Papoila. É um rapaz multifacetado, representa, canta e dança, e sonha ser um dia actor e cantor.

Sandra é filha de emigrantes chineses que emigraram para Portugal quando esta tinha apenas dois anos. Os pais têm uma “loja dos chineses”, onde trabalha, quando não está nas aulas. Os seus pais são apegados às tradições chinesas e incutem na filha o respeito por elas. Isso trar-lhe-á problemas quando Sandra se apaixonar por Javi.

 

Imagem 6

DOIS ALUNOS SURPREENDENTES

Nesta temporada também Gil e Violeta se mostraram dois alunos surpreendentes. Por um lado, ela é uma jovem muito talentosa mas cuja presença na escola esconde um passado revelador. Ele é um rapaz que à partida parece encantador, sobretudo para as raparigas, mas que esconde uma natureza pouco bondosa.

Violeta é uma lutadora, uma sobrevivente, com uma garra invulgar para uma miúda da sua idade. Tem uma voz harmoniosa e única. Na escola D. Sebastião faz amigos e dá nas vistas sempre que canta nos corredores, ou no pátio. No entanto, todos começam a estranhar quando percebem que Violeta não faz parte de nenhuma das turmas. A sua melhor amiga vai ser Marta. A directora Linda vai querer expulsá-la da escola, mas algo muito forte irá impedi-la de o fazer.

Já o Gil, à primeira vista é tímido, inseguro, encantador e afável. Toda a gente o adora. As raparigas, nomeadamente as mais novas, adoram-no ao primeiro olhar. Mas todas essas aparências são falsas. Gil é, na verdade, egocêntrico, convencido e ambicioso, ao ponto de estar disposto a fazer o que for preciso para singrar e ser famoso. Não tem pudor nenhum em prejudicar os outros para se fazer valer. Gosta de ter todas as atenções centradas em si e está sempre acompanhado da sua guitarra. A sua maior fã será Linda, absolutamente encantada com a sua voz.

 Imagem 11

OS  MAIS NOVOS

Na turma dos mais novos, temos um trio muito divertido composto pelo Chico, que embora branco quer ser como o seu melhor amigo, Beto, que é negro, e a colega e amiga Sara que parece ser uma verdadeira super-heroína.

O Chico canta Rap e dança kizomba.  Vive com os pais no Bairro do Alecrim, referência para as muitas histórias que contará. Gosta de dar nas vistas e por onde passa consegue sempre chamar a atenção. É extrovertido, descontraído e tem muita piada. A maior parte dos seus amigos do bairro são africanos e é assim que Chico gosta de se ver a si próprio: um verdadeiro nigga.

Beto é filho de dois embaixadores do Zana que sempre estimularam a sua educação e o interesse pela cultura em geral e pelas artes em particular. Veste-se de forma conservadora e sóbria, com roupas clássicas e de boa marca. Dada a profissão dos pais, já viajou bastante e é muito culto. Gosta de ler e estar atento à actualidade, tanto do seu país de origem, quanto do de acolhimento, onde vive há bastantes anos. Tem dupla nacionalidade.

Sara acha-se uma miúda invencível e com super poderes. Assim, não recusa nenhum desafio, especialmente se envolver riscos físicos. Não tem medo de nada nem de ninguém. A irmã, Anabela, preocupada com o seu comportamento, vive atrás dela, para tentar evitar que se magoe. No entanto Sara não gosta de ser vigiada. Os seus melhores amigos serão Chico e Beto, que vão ficar siderados quando descobrirem o segredo que Sara esconde.

Imagem 7

AGARRA O TEU VERÃO!

As férias de Verão chegaram e os alunos da Dom Sebastião estão ansiosos por peripécias e diversão. Enquanto alguns ficam em Lisboa, outros rumam até Tavira onde vão fazer novos amigos e desafiar os seus próprios limites. Na praia, tudo pode acontecer e a palavra de ordem é «curtir».  Gente gira, ondas, desporto, música, dança, muita vida e animação é o dia-a-dia dos nossos heróis. Mas nem tudo vai ser pacífico e o melhor e o pior de cada um virá ao de cima. É o tudo ou nada e todos terão de lutar pelo que desejam.

Imagem 8

AS FÉRIAS NO ALGARVE

Mónica convida Leo, Mariana, Lourenço, Pedro, Inês e Anabela para se juntarem a ela e a uns amigos no Algarve, em Tavira, ficando alojados numa pousada da juventude. Os amigos de Mónica são radicais, amantes do surf e de todos os desportos aquáticos. Duarte é o líder do grupo e admirado por todos. É o melhor amigo de Mónica. Desde pequenos que passam férias juntos, partilharam o primeiro beijo e são muito cúmplices. Até que aparece Lourenço na vida de Mónica.

Alexandre é o mestre do kitesurf. Estuda ciências, na mesma escola que Mónica. Sofreu uma desilusão de amor e agora não quer namoradas, quer aventuras; mas até quando irá conseguir não se voltar a apaixonar? Leonor é uma bodyboarder exímia, que participa em vários campeonatos. Carismática e descontraída, é tão bonita que os rapazes a acham inatingível e nunca dão o primeiro passo. Sente-se atrasada em relação às suas amigas que já tiveram namoros sérios e, apesar de não o dizer, sonha ter um namorado.

Depois de um ano marcado pelas suas malfeitorias, Rosana é castigada e passa o Verão a limpar a praia onde os amigos se divertem. Furiosa, promete vingança.

Imagem 9

AS EMOÇÕES FINAIS

Mariana e Leo contam a Jorge que a banheira já está, milagrosamente, em condições de fazer viagem de lua-de-mel. Os dois combinam partir no dia seguinte, Luís e Jorge despedem-se de Leo e Mariana, e quando se voltam dão de caras com dois polícias que lhes perguntam se conhecem Vasco Cruz. Os dois negam conhecer Vasco, mesmo depois de verem uma fotografia.

Jorge está muito nervoso e incrédulo por ter dado guarida a um criminoso. Jorge insiste em contar tudo a polícia, pois tem receio que Vasco tenha raptado Cláudia para a calar. Luís diz que ninguém vai contar nada porque Cláudia é uma pessoa muito inteligente e se estivesse em perigo teria deixado algum sinal.

Rosana entra e nota a felicidade de Inês. Esta diz-lhe que lamenta por ela não ter entrado na faculdade que queria. Rosana olha-a com desdém e diz que desistiu porque decidiu ir a um casting e foi escolhida para entrar numa telenovela.

No espectáculo, Alexandre vê Duarte com Dalila e fica feliz por perceber que ganhou a aposta com Duarte. Este pergunta-lhes se já são namorados e Duarte diz que apenas deixaram de embirrar um com o outro. Gil está no palco e pede a atenção de todos. Gil diz que precisa de perguntar uma coisa a uma pessoa de quem gosta muito e pede Anabela em namoro. Anabela fica paralisada, enquanto Gil faz passar uma música para os dois cantarem. Anabela não consegue resistir e entrega-se a Gil.

Andreia chega a casa depois da consulta no psicólogo e Marta tenta perceber como ela está. Andreia diz que não precisa de falar com mais ninguém. Amélia entra no quarto e Andreia pergunta logo à mãe se veio dizer que como agora estava tudo bem ela e o pai vão se embora para o Piódão. Amélia diz que isso é um disparate e que as filhas precisam do pai e da mãe perto delas. Marta recebe um e-mail de Cláudia em que ela explica a sua situação com Vasco a família.

Lourenço prepara-se para partir e Marta diz-lhe que vai com ele até ao aeroporto. Lourenço pergunta-lhe se ela retorna de táxi e Marta diz-lhe que não regressa, pois vai com ele para Inglaterra. Marta diz que ainda tem uns dias de férias antes de começar as aulas e que quer aproveitar para estar com Lourenço. O casal fica muito feliz e Lourenço diz que basta os dois quererem, para conseguirem estar juntos.

Imagem 10

A ÚLTIMA CENA DA TEMPORADA

O elenco reúne-se na praça onde passaram grandes momentos juntos. Ao som de Na Maior despedem-se dos telespetadores, naquilo que pode ser considerado a junção entre um lipdub e um flashmob.

httpv://www.youtube.com/watch?v=n1yd79TCH70

Na próxima edição, que será a última, vamos recordar a 9ª temporada de aulas e de verão… não percas, Geração Morangos, no Espalha-Factos!

______________________

Créditos: Plural (fotografias), tvi.iol.pt, Morangosonline