Morreu esta terça-feira em Londres o caraterizador britânico Stuart Freeborn, aos 98 anos.

Freeborn ficou especialmente conhecido pela criação de algumas das mais famosas personagens da saga cinematográfica Star Warscomo Yoda, Jabba e Chewbacca. Perante este acontecimento, o realizador e criador dos seis episódios da saga, George Lucas
afirma que “Stuart trouxe consigo não só décadas de experiência como também ilimitada energia criativaA sua arte viverá para sempre nas personagens que criouAs suas criaturas de Star Wars podem ser reinterpretadas em novas formas pelas novas gerações mas,no fundo, vão continuar a ser aquilo que Stuart criou para os filmes orginais“.

Quem confirmou a a morte do caraterizador foi a neta Michelle Freeborn, que vê o avô como o seu herói pessoal, como uma pessoa que a inspirou a si e ao pai para seguir o seu caminho no mundo do cinema. Michelle diz ainda que “ele era uma pessoa muito divertida e imaginativa. Dava aquela sensação que se quisesses algo bastava obtê-lo, sem arranjar desculpas. Ele aproveitou a vida e o mundo maravilhoso em que vivemos”.

A carreira de Stuart Freeborn prolongou-se por seis décadas, onde constam trabalhos em clássicos do cinema, como 2001: Odisseia no Espaço e Dr.Estranhoamor de Stanley Kubrick, nos quais idealizou os macacos da conhecida sequência Dawn of Man e deu vida às personagens de Peter Sellers, respetivamente.