Entre as cinco estreias desta semana nos cinemas nacionais, o destaque vai para o filme com mais nomeações nos Óscares deste ano, que marca o regresso de Steven Spielberg às grandes produções. A estreia da semana, para o Espalha-Factos, é então Lincoln, o drama protagonizado por Daniel Day-Lewis que é já um dos grandes vencedores dos prémios cinematográficos de 2013. Destaque ainda para o Box Office da semana passada.

Lincoln retrata os últimos quatro meses de vida do Presidente dos Estados Unidos da América, nomeadamente em questões como a abolição da escravatura e o final da Guerra Civil Americana. A ilegalização da escravatura na votação renhida da 13ª Emenda, na Câmara dos Representantes, é um dos focos do filme, baseado na obra biográfica Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln.

Para além de Daniel Day-Lewis, compõem o elenco do filme de Steven Spielberg Sally Field, Tommy Lee Jones, Joseph Gordon-Levitt, David Strathairn, entre outros. O drama está nomeado para 12 categorias nos Óscares, entre as quais melhor realizador, melhor ator principal e melhor filme. O Espalha-Factos já o viu e analisou, aqui.

LINCOLN

Freelancers é outra das estreias da semana. Com 50 Cent, Robert De Niro e Forest Whitaker nos principais papéis, o filme de ação retrata a vingança do filho de um polícia assassinado, que conta com a ajuda do antigo parceiro do pai. Já Parker, também dos Estados Unidos, é um thriller sobre um assaltante ousado e meticuloso que, depois de um golpe falhado por culpa de um membro da sua equipa, decide parar. Mas o chefe do crime não quer que tal aconteça e tenta matá-lo até que Parker decide vingar-se do que este lhe fez. Jason Statham e Jennifer Lopez estão à frente do elenco.

Da Alemanha chegam também dois novos filmes esta quinta-feira. Barbara é um drama de Christian Petzold que acompanha a Dra. Barbara no verão de 1980 na República Democrática Alemã, quando tenta sair do país. Planeia fugir, mas em vez disso acaba por ir trabalhar para a província, onde os seus planos para a vida começam a mudar. No entanto, o dia da fuga aproxima-se cada vez mais depressa. Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas é uma nova adaptação da conhecida história, com Jeremy Renner e Gemma Arterton. Os dois irmãos enfrentam as bruxas e também o seu passado, que regressa para os atormentar.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

Box Office

Na semana de estreia, O Impossível e Django Libertado ocuparam, respetivamente, a primeira e a segunda posição do Box Office de 24 a 30 de janeiro. A diferença foi muito curta, com o filme de Bayona a atingir os 38042191 euros de receita bruta e os 77493 espectadores e o novo filme de Quentin Tarantino a registar 74753 espectadores e 36772315 euros. Os também nomeados para prémios internacionais Guia para um Final Feliz, Os Miseráveis e A Vida de Pi ocupam os lugares seguintes na tabela, que fecha o top 10 com Jack Reacher. O quadro pode ser consultado no site do ICA.