O criador da página Irmã Zuleide, que tem feito sucesso no Facebook e conta já com mais de dois milhões de seguidores, foi preso em Santos pelos crimes de constrangimento, injúria e difamação. A foto usada pela ‘personagem’ é de uma professora da cidade de Campinas que tem sofrido vários transtornos com a situação, avança o jornal A Tribuna.

Os problemas para esta professora começaram após a publicação de uma fotografia sua na página do colégio onde é docente, em dezembro de 2011. Nessa altura uma colega perguntou-lhe sobre a associação da sua imagem à personagem, facto até aí desconhecido pela vítima. As imagens foram então enviadas por essa amiga, sendo que segundo o relato da professora à polícia, algumas eram inclusivamente de cariz pornográfico. Desde aí, a professora tenta remover o material da internet, tendo o advogado da vítima já entrado com várias ações cíveis.

Atualmente, a pessoa que dá rosto a Irmã Zuleide evita sair de casa, está a ser acompanhada psicologicamente e tem tido alguns problemas no local de trabalho, com os pais dos alunos a questionarem-na sobre o seu suposto alter-ego.

A Polícia descobriu que o verdadeiro autor da página iria dar um espetáculo numa casa noturna em Santos, o que permitiu à vítima fazer queixa junto das autoridades locais. A operação de captura do suspeito decorreu na madrugada de domingo, tendo resultado na detenção do acusado – DJ Álvaro Oliveira Rodrigues.

O rapaz, que contou ser DJ desde agosto do ano passado, criou a personagem em setembro de 2011 e reside no estado de Rio Grande do Norte. A sua intenção, segundo o próprio era “satirizar a Igreja Evangélica e seus seguidores“, sendo que a foto da professora utilizada para caracterizar Zuleide terá sido encontrada de forma aleatória na internet.

O sucesso da personagem foi tanto que Álvaro Rodrigues já se apresentava nas discotecas com o rosto da professora e roupas de mulher. Este jovem declarou não imaginar que estivesse a prejudicar alguém, aguardando julgamento em liberdade após apreensão do seu computador portátil.