O escritor Vasco Graça Moura, Camané, Daniel Jonas e o jovem realizador Miguel Gomes são, segundo o Instituto Camões, as personalidades galardoadas nas categorias Mito e Promessa.

O objetivo deste prémio atribuído pelo Centro Studi Lusofoni – Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari Aldo Moro e do CICL, é contribuir para a divulgação da língua e da cultura portuguesa nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

Na primeira categoria do prémio – Mito – pretende-se galardoar a carreira de uma importante personalidade da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes. Os premiados foram Vasco Graça Moura e o fadista Camané. Na outra categoria do galardão – Promessa – o objetivo é premiar as obras de uma personalidade em ascensão no campo artístico. Os galardoados são Daniel Jonas, na literatura, e Miguel Gomes, no cinema.

Manoel de Oliveira, Frederico Lourenço, Mário Soares e Jacinto Lucas Pires são algumas das personalidades já distinguidas desde 2006, data de lançamento desta distinção atribuída de dois em dois anos.

A cerimónia de entrega realiza-se em Itália no dia 2 de maio, na Aula Magna da Universidade de Mari Aldo Moro.