A quinta edição do Reciclar o Olhar já arrancou em Lisboa. Esta iniciativa da Galeria de Arte Urbana tem como objectivo a valorização da arte urbana e o embelezamento da cidade, através de pinturas de 50 vidrões espalhados por toda a cidade. Desta forma a população lisboeta aproxima-se do graffiti e depois de estranhar, entranha que este é um tipo de arte que merece prestígio.

Pela primeira vez, esta edição conta com um tema: Enamorados por Lisboa. “Pretende-se que, dentro de um quadro de grande liberdade artística e concetual, cada candidato possa expressar, através da sua obra, memórias, vivências, sonhos, desejos, ruas, recantos, pessoas, gestos e palavras, enfim as pequenas e grandes coisas que tornam Lisboa uma cidade amada”.

Assim, entre 18 e 30 de janeiro, os candidatos, que não precisam de possuir qualquer formação artística, devem enviar as suas propostas e os seleccionados poderão então intervir no vidrão entre 5 e 10 de fevereiro.

A GAU foi criada em 2008, em conjunto com o Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, para que arte urbana não seja confundida com vandalismo. São tomadas assim várias iniciativas, como pintura de murais ou estilização de ecopontos. Para todos os interessados, todas as condições de participação poderão ser conhecidas aqui.

reciclar o olhar