O 33º Festival Internacional de Cinema do Porto acontece entre 25 de fevereiro e 10 de março, no Rivoli Teatro MunicipalMamã será apresentado em ante-estreia na abertura do Fantas, a 1 de março.

Do realizador Andrés Muschietti (assinou a curta homónima que despoletou a longa-metragem), do produtor executivo Guillermo del Toro (O Labirinto de Fauno e o Cronos – vencedores de outros anos) e com Jessica Chastian (nomeada para o Oscar por 00:30 Hora Negra) a encabeçar o elenco, Mamã perfaz, com Os Sapatos Vermelhos da dupla Michael Powell e Emeric Pressburger, uma sessão de abertura, também ela, dupla.

Antes, porém, teremos a semana Pré-Fantas compreendida entre 25 e 28 de fevereiro onde poderemos ver O Planeta Selvagem, de René Laloux, com banda sonora criada a preceito e executada pelos Beautify Junkyards, às 22 horas do dia 25 de fevereiro.

Entre outras atrações, destacam-se a homage ao cinema francês e suas estrelas; os 70 anos do conterrâneo Aniki Bóbó do mestre Manoel de Oliveira; a exibição de Ace Attorney (um dos mais recentes filmes do prolífero Takashi Miike) e de PietáLeão de Ouro de 2012, do sul-coreano Kim Ki-Duk, ambos constituintes da regressada secção Orient Express. Rachel Weisz, em The Deep Blue Sea, e Jessica Biel, em The Tall Man (de Pascal Laugier, o realizador de Martyrs), também serão rostos do certame.

O Fantasporto encerra a 10 de Março com as aconselhadas sessões dos filmes premiados.