Ashley Vincent captou um momento único que lhe deu o prémio de melhor foto do ano para a National Geographic. A foto de um tigre do Khao Kheow Open Zoo na Tailândia a sacudir água foi intitulada de “The Explosion”.

O tigre fêmea chama-se Busaba e o autor afirma já ter fotografado o animal várias vezes, no entanto nenhuma das fotografias parecia suficientemente diferente. “A oportunidade finalmente chegou quando vi Busaba a desfrutar da sua piscina privada, sacudindo-se depois para se secar. Com toda a humildade, tenho de admitir que a Mãe Natureza sorriu favoravelmente para mim naquele dia!”, declarou Ashley Vincent.

Entre as 22 mil fotografias, vindas de 150 países diferentes, 14 foram eleitas para um quadro de honra da National Geographic. O concurso possuía três categorias (pessoas, lugares, natureza) e vencedor recebeu um prémio de 10 mil dólares.

explosão

O croata Nenad Saljic venceu na categoria Lugares com a imagem The Matterhorn e o americano Micah Albert ficou em primeiro lugar na categoria Pessoas com Amongst the Scavengers. Os três vencedores verão as suas fotos publicadas na revista National Geographic.