Esta semana são apenas quatro as estreias que serão exibidas nas salas de cinema nacionais, mas os géneros são variados. Do drama à comédia, passando também pela ação/aventura, a escolha do Espalha-Factos como Estreia da Semana vai para o novo filme de Kathryn Bigelow00:30 A Hora Negra. Analisamos ainda o box office nacional da semana que passou.

A nossa Estreia da Semana faz parte da longa e renhida corrida aos Óscares, estando nomeada para cinco estatuetas de ouro, incluíndo Melhor Filme. O seu papel na época das cerimónias de entrega de prémios mais importante do cinema não acaba aqui, estando o filme nomeado também para cinco BAFTAs, incluíndo Melhor Filme, e tendo já ganho o Globo de Ouro de Melhor Actriz – Drama pelo papel desempenhado por Jessica Chastain.

Reconhecimentos à parte, 00:30 A Hora Negra tem sido alvo de controvérisa por ficcionar a mais famosa caça ao homem de sempre. A caça a Osama Bin Laden inquietou o mundo e dois Governos Americanos durante mais de uma década. Mas, no final, foi uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA que o conseguiu localizar, em maio de 2011. Cada pormenor da missão foi preparado no mais completo segredo. Embora alguns dos detalhes tenham sido, entretanto, tornados públicos, grande parte dos aspetos mais relevantes desta operação – incluindo o papel central desempenhado pela equipa – são agora trazidos pela primeira vez para o grande ecrã de forma subtil e envolvente pela dupla criativa vencedora de três Óscares com Estado de Guerra: Kathryn Bigelow e Mark Boal.

O filme é protagonizado por Jessica Chastain, no papel de Maya, Joel Edgerton, e Chris Pratt. Rodado na Índia e na Jordânia, Zero Dark Thirty (título original) já arrecadou 29,919,743 de dólares nos EUA.

Para desvendar o véu, o Espalha-Factos já viu o filme e já escreveu a crítica. Podes lê-la aqui.

Zero Dark Thirty

Reality marca outra das estreias cinematográficas desta semana. Esta comédia italiana, realizada por Matteo Garrone, conta a história de Luciano, napolitano, e da sua família, que um dia o convence a concorrer ao Big Brother. E de como o perseguir de um sonho tolda a sua percepção da realidade. Seis Sessões, de Ben Lewin, é um filme baseado na história verídica do jornalista e poeta residente na Califórnia, Mark O’Brien. A história da vida de O’Brien é a de um homem que, quando ainda criança, contrai poliomielite e fica paralisado. Porém, aos 38 anos, decide perder a virgindade.

Por fim, com Undisputed III: Redenção, de Isaac Florentine, chega-nos a história de Yuri Boyka, preso numa das prisões mais austeras do mundo, que decide entregar-se de corpo e alma aos treinos de artes marciais, vencer o combate e usar a liberdade para mudar a sua vida. No entanto, para que isso seja possível, terá de enfrentar não apenas os seus adversários mas também algo do passado que ficou por resolver.

Eis o trailer de 00:30 A Hora Negra, legendado em português:

BOX OFFICE

Na semana de 10 a 16 de janeiro, dois dos filmes nomeados para Melhor Filme pela Academia Americana estão no top 3. Os Miseráveis, deTom Hooper, está no primeiro lugar da tabela com 204.823,22 de doláres arrecadados nesta última semana, 40.769 espetadores foram ver. Segue-se Um Guia para um Final Feliz, de David O’Russell, com 198.539,76 de dólares e 39.721 espetadores. A fechar este top, encontramos Decisão de Risco, de Robert Zemeckis, com 188.309,49 de dólares e 38.471 espetadores. Estas e outras informações podem ser consultadas aqui.