A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã celebra a sua 10ª edição em Lisboa, que  começará no dia 24 de janeiro estendendo-se até ao dia 3 de fevereiro. O festival realizar-se-á maioritariamente no Cinema São Jorge, porém, dois ciclos de cinema, nomeadamente o ciclo Cinema Júnior e o ciclo O Novo Cinema Alemão: Para Além de Oberhausen, terão lugar no Goethe-Institut e no Espaço Nimas, respetivamente.

O festival arranca este ano com o visionamento do filme Barbara, de Christoph Petzold, o candidato alemão nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor do Urso de Prata no festival Berlinale de 2012. Uma das grandes novidades deste ano é a Marathon que apresentará uma compilação das melhores películas de anteriores edições do KINOcomo Die Fremde, de Feo Aladag, ou Dreide Tom Tykwer.

O já referido ciclo O Novo Cinema Alemão: Para Além de Oberhausen é também inovador, pretendendo recriar o ambiente cinematográfico que se vivia na Alemanha há 50 anos. Parallelstrasse, de Ferdinand Kittl, e Endlose Nacht, de Will Tremper, são alguns dos filmes deste ciclo que incluem ainda obras de arte de nomes importantes na história do cinema alemão, como Rainer Werner Fassbinder e Wim Wenders.

Os preços variam entre os 3,50 euros e os 4,50 euros, para além das entradas gratuitas para as escolas e para o Cinema Júnior. Para mais informações sobre estas questões podem visitar o site  http://www.goethe.de/ins/pt/lis/kue/flm/kin/ptindex.htm.