Começou ontem a “mais original iniciativa sobre o mar português”, as conversas Voxmar. Uma iniciativa promovida pelo Oceanário de Lisboa e a Shift Thinkers. Até outubro, mensalmente, as conversas Voxmar vão dar voz ao que de melhor se faz no mar português.

Gastronomia, Turismo, Desporto, Inovação são alguns dos temas das próximas conversas. O objetivo passa por discutir e mostrar as valências do mar português. Rita Oliveira (CEO da Shift Thinkers), refere que se pretende recolher “o maior testemunho coletivo sobre a imagem do mar de hoje e do futuro criando condições para construir a marca mar português”.

Imagem Voxmar

O Espalha-Factos esteve na primeira conversa Voxmar, no auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa. O tema abordado foi o empreendedorismo – “Como vender o mar português?”. António José Correia (Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Miguel Gonçalves (Idea Starter), Rita Oliveira (Especialista em Criação e Gestão de Marcas) e Ricardo Diniz (Navegador Solitário) foram os convidados para debater este tema. Miguel GoncalvesDeram-se a conhecer projetos já em curso sobre o mar, como a Semana Tanto Mar, em Peniche; ou a expedição Montepio/Mare Nostrum, referida por Ricardo DinizMiguel Gonçalves salientou que “todos nos reconhecem pelo futebol, pelo vinho… pelo mar”, e questionou de que forma o mar pode ajudar a desenvolver o país apelando a que “haja novamente navegadores em Portugal”.

Ricardo Diniz, ao longo da conversa, reforçou que o mar pode ser um bom meio para criar projetos e que “não pode haver medo de arrancar com as coisas. Hoje em dia, não há desculpas para não concretizar ideias”, mesmo com a atual conjuntura. A aposta em novas iniciativas pode ser a chave para o sucesso do país e porque não através “do maior palco do mundo e o principal canal pelo qual somos reconhecidos”, como Ricardo Diniz gosta de chamar ao mar.

Captura de ecrã 2013-01-16, às 13.25.41

A próxima conversa Voxmar vai realizar-se no dia 19 de fevereiro e o tema será Turismo – O que o Mar tem para oferecer?. Nesta conversa estão envolvidos Catarina Portas, empresária; Duarte Calvão, Responsável da iniciativa ’Peixe em Lisboa’; João Falcato, Administrador do Oceanário de Lisboa e Teresa Roldão de Barros, Directora de Marketing e Comunicação da Amorim Turismo.

As conversas poderão ser também acompanhadas por todos em live streaming em voxmar.pt ou no Meo Kanal 201320.