A marca de rum cubano Havana Club «está à procura de uma pessoa curiosa e de mente aberta» para entrar numa viagem à volta do mundo. O concurso está aberto a todos os fãs da marca, numa iniciativa intitulada Havana Club Gap Year.

O Havana Club não quer quebrar o recorde de Júlio Verne e fazer uma volta ao mundo em 80 dias, mas sim dar 365 dias – 12 meses – para visitar 12 países. A partida, como não podia deixar de ser, é na capital cubana.

Os candidatos portugueses podem inscrever-se até ao próximo dia 1 de março na página de Facebook do Havana Club Portugal. Para entrarem basta carregar um pequeno vídeo, com duração de 30 a 60 segundos, explicando quais as três coisas que levariam na viagem e as três que deixariam ficar.

O público escolherá os melhores vídeos e os autores dos melhores cinco serão entrevistados, com vista à seleção do vencedor nacional, que disputará a final mundial com os concorrentes do resto do mundo. Aí o desafio será a criação de um novo filme que consiga captar o espírito da cidade caribenha. Quem ganhar terá direito a um verdadeiro ano sabático.