O material bem familiar do povo português encontra-se claramente em expansão. Conhece aqui a cortiça como uma nova tendência. Até já conquistou o mercado internacional e é agora protagonista no novo modelo lançado pela Nike Sportswear.

Após várias apostas ao nível nacional, sendo este material característico da nossa paisagem, é a vez da Nike lançar uma edição especial de sapatilhas de cortiça. Esta coleção nasce a propósito do basquetebolista LeBron James se ter estreado como campeão da NBA recentemente. Para festejar a vitória, a tradicional rolha que sela a garrafa de champagne terá saltado, proporcionando assim o impulso necessário para a utilização deste material, que continua a marcar pontos, nas grandes indústrias. No âmbito nacional, várias empresas têm alargado o seu mercado muito para além do calçado.

Panorama Português

No nosso país, não fossemos um dos maiores exportadores, podemos encontrar muitos exemplos de empreendedorismo que apresentam uma grande diversidade de produtos a partir deste material e lançam entretanto novas coleções. A CORKDESIGN, que há mais de 20 anos se encontra no ramo, produz desde acessórios (malas, cintos, chapéus, pulseiras, colares…) até objetos de decoração de interiores e material de escritório. Dispõe ainda de padrões exclusivos, rústicos, tigrados, zebras, bambus, entre outros. Exporta atualmente para outros países europeus, Alemanha e Holanda, mas também para América do Norte (EUA e Canadá) e América latina (Chile), o que vem confirmar a projeção deste negócio.
Outras marcas que vêm investindo na mesma área são a COMCORTIÇA, Izzy & Vaz e a Artelusa, que se concentram mais ao nível dos acessórios.

As características únicas

Muitos podem-se deixar surpreender pela ideia de um material aparentemente tão grosseiro se encontrar continuamente a desbravar terreno no campo da Moda. O que acontece é que a fase em que a cortiça é recolhida influencia a sua qualidade, distinguindo-a da banal rolha. A CORKDESIGN afirma que este material lhe permite combinar “funcionalidade, durabilidade e estética”. Para além disto, num mundo com crescentes preocupações ambientais, esta afigura-se uma alternativa bastante ecológica.

A Artelusa subscreve, salientando o facto de ser reciclável e biodegradável, para além de reunir propriedades que lhe permitem resistir a líquidos e ser um isolador acústico e térmico exemplar.

No lançamento da nova linha, a Nike assegura que as sapatilhas em nome do famoso basquetebolista, não só cumprem os habituais requisitos de desempenho, como ainda apresentam “um toque superior único e personalizado”. De facto, este modelo insere-se num conjunto de sapatilhas de assinaturas que se pretendem da melhor qualidade, e portanto, com materiais à altura.