Em dia de nomeações para os Óscares deste ano, foram quatro os novos filmes que chegam às salas de cinema nacionais. Entre eles encontra-se inclusivamente um dos filmes com mais nomeações para a cerimónia dos prémios de cinema, também a escolha do Espalha-Factos para Estreia desta semana: a comédia romântica Guia para um Final Feliz. Apresentamos ainda o Box Office da semana passada.

Siver Linings Playbook (título original) acompanha a história de Pat, que perdeu a casa, a mulher e o emprego e viveu os últimos oito meses numa instituição estatal. Quando sai, regressa para casa dos pais e procura reconstruir a sua vida. Entretanto conhece Tiffany, que se propõe a ajudá-lo a reconciliar a ex-mulher, mas em troca ele terá de fazer algo que é muito importante para ela. Assim, este acordo acaba por os aproximar e estabelecer uma ligação inesperada entre os dois.

Bradley Cooper e Jennifer Lawrence protagonizam o filme, que conta ainda com a participação de Julia Stiles e Robert de Niro nos papéis principais. Guia para um Final Feliz, com realização de David O. Russell, soma oito nomeações nos Óscares 2013, incluindo melhor filme, melhor realização e melhores atores nas quatro categorias.

Perto de Mim é outra das estreias desta semana. Com Orlando Bloom, Riley Keough, Michael Peña e Taraji P. Henson, é a história de um jovem e ambicioso médico que procura impressionar os seus superiores. Ao conhecer Diane, internada com uma infeção renal, encontra nela um entusiasmo, que depressa se torna uma obsessão. Lance Daly está a cargo da realização. Já Decisão de Risco, de Robert Zemeckis, é um thriller com Denzel Washington sobre um experiente piloto de aviões que é visto como um herói ao salvar os passageiros de uma catástrofe aérea. Mas as investigações posteriores revelam novas dúvidas sobre o que aconteceu.

De Espanha chega até nós Manolete – Sangue e Paixão, protagonizado por Adrien Brody e Penélope Cruz. Manolete é um toureiro tímido e rude cujo único objetivo é ser famoso, até conhecer Lupe, uma mulher bonita e com um passado atribulado. Ao apaixonar-se por ela, apercebem-se ambos que ele está apaixonado pela morte e ela pela vida, mas juntos talvez consigam aprender a viver.

Trailer do filme da semana:

Box Office

Na semana de 3 a 9 de janeiro, Os Miseráveis entrou diretamente para o número um da contagem, com 57975 espectadores e 291.584.08€ de receita bruta. Em segundo e terceiro lugares encontram-se, respetivamente, Jack Reacher e A Vida de Pi, fechando o top 5 O Hobbit, em exibição há já um mês, e Zambézia, na quinta posição. A lista completa pode ser consultada no site do ICA.