17325_big

Fisiosoft permite a realização de exercícios de fisioterapia em casa

João Tavares, aluno de engenharia informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, criou o projeto Fisiosoft, que consiste numa aplicação informática que permite às pessoas com deficiências desenvolverem exercícios de fisioterapia a partir de casa. Para isso, necessitam apenas de um computador, uma webcam e círculos refletores.

A webcam é colocada na zona do corpo que o doente pretende trabalhar e é presa com um elástico. No computador vão aparecer círculos e o doente terá de fazer coincidir o marcador preso no seu corpo com o círculo do ecrã. Estes exercícios visam permitir um melhoramento das capacidades cognitivas e motoras e à medida que o paciente vai melhorando, aumenta o nível de dificuldade dos exercícios.

Este projecto foi desenvolvido em parceria com o professor João Fradinho Oliveira, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, e surgiu no âmbito de uma cadeira da faculdade de João Tavares, no ano de 2011.

O Fisiosoft foi testado em quatro pessoas e foi distinguido com o prémio “Ser capaz – Investigação e Tenologia”. O próximo passo consiste em arranjar parcerias para colocar o produto no mercado.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
pedro costa
Realizador Pedro Costa critica operação da Netflix em Portugal