A atriz Emma Stone em conjunto com o apresentador da cerimónia, Seth Macfarlane, apresentaram há instantes os nomeados para os 85º prémios da Academia em Los Angeles.

O filme sobre o 16º presidente dos Estados Unidos, Lincoln, de Steven Spielberg acabou por ser o mais nomeado, reunindo 12 nomeações no total, incluindo melhor filme, ator, atriz secundária, realizador, etc. Segue-se logo A Vida de Pi com 11 nomeações, a maior parte delas técnicas. O Guia para um Final Feliz e Os Miseráveis arrecadaram 8 e 7 nomeações, respectivamente.

Hugh Jackman é nomeado pela primeira vez para um Oscar com o seu desempenho em Os Miseráveis e Joaquin Phoenix foi a surpresa da categoria de melhor ator principal. Emmanuelle Riva consegue a nomeação com Amour e torna-se na atriz mais velha de sempre a ser nomeada, por outro lado Quvenzhané Wallis torna-se na atriz mais nova a ser nomeada, com apenas 9 anos de idade.

Muitas são as surpresas desta lista em comparação com as de outros prémios como os BAFTA e os Globos de Ouro. Kathryn Bigelow não foi nomeada para a categoria de realização, dando antes lugar a Michel Haneke por Amour que, conseguindo a nomeação para melhor filme estrangeiro, arrecadou também outras 3 nomeações. Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, foi apenas nomeado para uma categoria, a de argumento original.

Este ano a categoria de melhor filme conta com 9 nomeados, eles são: Bestas do Sul Selvagem, O Guia para um Final Feliz, 00:30 A Hora Negra, Lincoln, Os Miseráveis, A Vida de Pi, Amour, Django Libertado e Argo.

aqui a lista completa.