Decorrerá hoje a eleição dos melhores festivais de música do ano de 2012. Portugal tem motivos para sorrir: Optimus Alive, Paredes de Coura e Boom Festival fazem parte do rol de finalistas. A cerimónia será realizada na cidade holandesa de Groningen. 

A entrega destes prémios – intitulados European Festival Awards – ocorrerá durante a abertura do Festival Eurosonic, festival de periodicidade anual em Groningen que celebra a música mais recentemente produzida na Europa.

O Optimus Alive está nomeado para três diferentes categorias: Melhor festival de grandes dimensões, melhor cartaz melhor evento escolhido por jornalistas e promotores (Artist´s Favourit Festival).

A par do Optimus Alive, o festival Paredes de Coura é também candidato a arrecadar o prémio para esta última categoria. Recorde-se que, foi na 20.ª edição do festival do Rio Tabuão que se concretizou o regresso oficial dos Ornatos Violeta aos palcos. dEUSOf Montreal Patrick Watson foram outros dos artistas que marcaram presença no festival.

Já o Boom Festival, que decorre em Idanha-a-Nova, concorre ao prémio de festival ecológico. Além das nomeações dos três festivais portugueses, a empresa Everything is New, organizadora do Optimus Alive, está também a disputar o prémio de promotora do ano.

Além da distinção dos melhores festivais de música em mais de dez categorias, o European Festival Awards congratula ainda artistas que se destacaram em digressão, em particular cabeças de cartaz (como são os casos de Foo FightersBon Iver Pearl Jam) e ainda os artistas revelação do ano (Alabama Shakes Alt-J).

A competir com os festivais portugueses, estão eventos internacionais como o Primavera Sound, o Roskilde Festival, Printemps de Bourges, o Melt! Festival e o Rock Werchter.