O quarto álbum d’Os Azeitonas, um disco para crianças com o amigo António Zambujo e ainda o seu segundo álbum a solo. Miguel Araújo prepara três álbuns para este novo ano.

Com Marlon, Nena e Salsa, Miguel AJ inicia as gravações do quarto álbum de originais da banda portuense, de êxitos como Quem és tu Miúda? ou Anda Comigo ver os Aviões, no final do mês de janeiro. Depois de Salão América, de 2009, e do CD e DVD ao vivo Em Boa Companhia Eu Vou, lançado no ano passado, Os Azeitonas voltam este ano com Pander – título ainda provisório, que significa ‘convívio’  na gíria da banda. Segundo o próprio, em declarações à Blitz, trata-se de “um disco nascido no autocarro que nos levou de norte a sul do país, em 2012” e tudo indica que será “Azeitonas no seu mais barroco”.

Mas Miguel Araújo tem outro projeto na manga: um álbum para crianças com António Zambujo, com quem está também na banda Os da Cidade, ainda sem músicas gravadas. Assim, o disco, que tem já “um punhado de canções acabadas“, marcará a colaboração efetiva entre os dois músicos e contará ainda com a participação especial de Luísa Sobral – que já interpretou uma das suas músicas, O Pica do Sete – e de Pedro Silva Martins, dos Deolinda, que escreveu já algumas canções para o fadista alentejano que se vai juntar a Miguel Araújo.

Por fim, o final do ano deve marcar o lançamento do sucessor de Cinco Dias e Meio, o seu primeiro álbum a solo lançado em 2012. Provisoriamente terá o título de Disco de Crónicas e, na linha do anterior, deve incluir “cantigas simples, que contam pequenas histórias, nada de muito chique“, diz também em declarações à Blitz. Colaborará neste álbum com João Martins, compositor que tem colaborado com Os Azeitonas e o próprio Miguel e fará os arranjos para algumas das canções.

Aguardam-se novos êxitos do “ortónimo”, a juntar a Os Maridos das Outras, Fizz Limão e Capitão Fantástico.