Dois anos após o seu último álbum, a banda norte-americana Vampire Weekend está a preparar o seu terceiro disco que diz ter influências jazz de Bob Dylan e The Clash. Sem data prevista para o seu lançamento, há alguma expectativa para que seja este ano.

Após o segundo álbum desta banda indie, lançado em 2010, a banda arranca com um novo LP com uma sonoridade diferente dos álbuns anteriores.

Rostam Batmanglij, multi-instrumentalista e produtor da banda, afirmou que o principal objetivo para este novo álbum será mostrar algo que nunca tenhamos ouvido, dizendo que este “é certamente mais sombrio e com batidas mais fortes que Contra” e que “muitas dos temas são sobre conflito, sobre poder fazer aquilo que queremos com as nossas vidas”.

Afirmando ainda que o novo LP “vai mais além”, conta que nele vamos poder encontrar influências dos anos 50 e também de jazz, juntamente com o som de piano que será algo central nos temas.

Vocalista da banda, Ezra Koening, deu já a impressão que o álbum, ainda sem título, poderia ser lançado em 2013 visto que estava quase terminado em 2012, depois de um longo processo de trabalho. No entanto, argumentou que apesar de querer que o álbum seja lançado o mais rápido possível é algo que não consegue controlar nem prever.

Entretanto, a banda já apresentou três temas numa performance ao vivo no programa de Jimmy Kimmel, na noite de Halloween do ano passado: Don’t Lie, Hundson e Unbeliever, cujas músicas o guitarrista comparou com as de Bob Dylan e The Clash, com uma conotação algo assustadora.

Aqui fica o vídeo da performance ao vivo do tema Unbeliever no programa de Jimmy Kimmel.

http://www.youtube.com/watch?v=xSeKa8VVWdM