Hilary Mantel

Hilary Mantel distinguida pelo Costa Book Award deste ano

Pela primeira vez na história do prémio literário Costa Book Awards são mulheres escritoras as vencedoras em todas as categorias. Hilary Mantel arrecadou o prémio de Melhor Romance com Bring Up The Bodies, obra vencedora do Man Booker Award 2012 e da categoria de Autor do Ano dos prémios National Book Prize.

Bring Up The Bodies é a continuação de Wolf Hall, publicado em 2010 pela Civilização Editora. Os dois livros centram-se em Thomas Cromwell, habitante de Inglaterra na década de 1520 e durante o reinado de Henrique VIII. Ao longo da história, a inteligência e ambição do protagonista é explorada à medida que vai subindo na hierarquia da corte, como secretário do cardeal e depois a ocupar o seu lugar. O segundo livro é publicado em abril deste ano pela mesma editora.

Podem concorrer ao Costa Book Awards deste ano obras publicadas em 2012 de escritores a viverem no Reino Unido e na Irlanda, segundo o Público. Cada vencedor por categoria recebe cerca de seis mil euros. Na categoria de Melhor Romance estavam também nomeadas a obra The Heart Broke In, de James Meek, o livro Life! Death! Prizes! de Stephen May e também Days of the Bagnold Summer, do escritor Joff Winterhart.

A académica Mary Talbot e o marido Bryan Talbot venceram a categoria de Melhor Biografia com a novela gráfica Dotter of her Father’s Eyes, biografia da filha de James Joyce.

Francesca Segal, escritora e jornalista, recebeu o prémio de Melhor Primeira Obra com o livro The Innocents. A história decorre numa comunidade judia em Londres e a escritora teve como inspiração A Idade da Inocência de Edith Wharton.

Kathleen Jamie venceu o prémio de Poesia por The Overhaul. O galardão de Literatura Infantil foi para a escritora e ilustradora Sally Gardner com a obra Maggot Moon.

O vencedor da categoria Livro do Ano é anunciado a 29 de janeiro, na cerimónia em Londres do Costa Book Awards. Todas as obras vencedoras das categorias concorrem ao prémio final. No ano passado foi distinguido o livro Pure de Andrew Miller, publicado como A Cidade Impura pela Editoral Presença no nosso país.

Podes ver uma pequena apresentação do livro de Hilary Mantel, com data de lançamento planeada para abril deste ano em Portugal:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
debates
Debates. “É um modelo que não acontece noutros países, estes ‘duelos presidenciais'”