Pela primeira vez na história do prémio literário Costa Book Awards são mulheres escritoras as vencedoras em todas as categorias. Hilary Mantel arrecadou o prémio de Melhor Romance com Bring Up The Bodies, obra vencedora do Man Booker Award 2012 e da categoria de Autor do Ano dos prémios National Book Prize.

Bring Up The Bodies é a continuação de Wolf Hall, publicado em 2010 pela Civilização Editora. Os dois livros centram-se em Thomas Cromwell, habitante de Inglaterra na década de 1520 e durante o reinado de Henrique VIII. Ao longo da história, a inteligência e ambição do protagonista é explorada à medida que vai subindo na hierarquia da corte, como secretário do cardeal e depois a ocupar o seu lugar. O segundo livro é publicado em abril deste ano pela mesma editora.

Podem concorrer ao Costa Book Awards deste ano obras publicadas em 2012 de escritores a viverem no Reino Unido e na Irlanda, segundo o Público. Cada vencedor por categoria recebe cerca de seis mil euros. Na categoria de Melhor Romance estavam também nomeadas a obra The Heart Broke In, de James Meek, o livro Life! Death! Prizes! de Stephen May e também Days of the Bagnold Summer, do escritor Joff Winterhart.

A académica Mary Talbot e o marido Bryan Talbot venceram a categoria de Melhor Biografia com a novela gráfica Dotter of her Father’s Eyes, biografia da filha de James Joyce.

Francesca Segal, escritora e jornalista, recebeu o prémio de Melhor Primeira Obra com o livro The Innocents. A história decorre numa comunidade judia em Londres e a escritora teve como inspiração A Idade da Inocência de Edith Wharton.

Kathleen Jamie venceu o prémio de Poesia por The Overhaul. O galardão de Literatura Infantil foi para a escritora e ilustradora Sally Gardner com a obra Maggot Moon.

O vencedor da categoria Livro do Ano é anunciado a 29 de janeiro, na cerimónia em Londres do Costa Book Awards. Todas as obras vencedoras das categorias concorrem ao prémio final. No ano passado foi distinguido o livro Pure de Andrew Miller, publicado como A Cidade Impura pela Editoral Presença no nosso país.

Podes ver uma pequena apresentação do livro de Hilary Mantel, com data de lançamento planeada para abril deste ano em Portugal: