A RTP1 estreia hoje uma minissérie sobre a vida de Florbela Espanca. A produção, escrita e realizada por Vicente Alves do Ó está dividida em três episódios e será emitida às 21h25.

A protagonista é Dalila Carmo, que já encarnou a poetisa portuguesa Florbela no filme homónimo deste ano, que deu origem a esta série de três episódios. A minissérie decorre até dia 28 de dezembro. Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola foram os produtores da série.

Do elenco de actores fazem ainda parte: Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Rita Loureiro, José Neves, António Fonseca, Carmen Santos, Maria Ana Filipe, Marques d’ Arede e Anabela Teixeira.

Sinopse do 1ºepisódio, disponibilizada pela RTP:

«1894. Florbela nasce na pequena vila alentejana de Vila Viçosa. Filha de mãe solteira, quando completa poucos anos de vida é tirada dos braços da mãe pelo pai, João, e levada para uma nova vida. A infância é marcada pelos livros, a vontade de escrever e o irmão Apeles que cresce a seu lado e sob o olhar cuidado da madrasta, Mariana. Anos mais tarde, Florbela conhece aquele que viria a ser o primeiro marido, Alberto. O casamento é marcado, mas a vida a dois não satisfaz uma mulher que questiona tudo. Dá aulas, vive aqui e ali, percorrendo o sul do país, até que uns poemas publicados num jornal de Lisboa revolucionam a cabeça da jovem poetisa. Em 1919 publica o primeiro livro com a ajuda do pai, divorcia-se para escândalo local e muda-se para Lisboa onde conhece o segundo marido, António, militar de carreira e que a levaria novamente para longe do bulício da capital. Mas este segundo casamento acaba em fracasso e a violência das palavras transforma-se em violência física. No rescaldo deste período menos feliz, Florbela conhece Mário Lage, abandona a escrita e prepara-se para uma nova etapa na sua vida.»