No último sábado foi dia de groiar (dar estrilho, causar agitação; pujança; potência). A Festa de Gróia 2012 – a primeira noite do resto do ano, teve lugar num armazém na Rua da Caldeiroa integrada na programação de Nós fazemos parte! 48h de Guimarães 2012.

GRÓIA é a junção de Guimarães Rocka-Ó-Ió-Ai: secção editorial do VICE.com, que resultou de uma parceria entre a VICE e a Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura, com a colaboração da Lovers & Lollypops.

Este festival urbano contou com a presença de vários DJs e bandas, nomeadamente DJ Quesadilla, PAUS, Yonatan Gat, Mr Miyagi, Tiago Miranda, Allen Halloween, Moullinex + Xinobi, Throes + The Shine e Granada & Naper.

Como já nos habituaram, os portugueses PAUS deram tudo o que tinham num concerto energético e potente. A sala ainda estava a meio e o som ecoava por todo o armazém, baralhando todas as batidas num ruído forte, no entanto nada disso fez derrubar a sua espectacular presença em palco. Moullinex+Xinobi aqueceram o ambiente com uma electrónica dançavel com influências de Daft Punk e remixes de Cut Copy ou Sebastien Tellier. O auge da noite foi atingido com Throes + The Shine que com a sua fusão contagiante entre rock e kuduro fizeram toda a gente pular e dançar até não poder mais.

Quando a festa acabou o dia já começava a espreitar, mas ficou um sentimento de satisfação. Foi uma noite vibrante e festiva que fez toda a gente gastar as últimas energias que restavam desta maratona de 48 horas culturais que fecharam Guimarães 2012.