O Santa Relocation Project é uma campanha da Greenpeace, que em colaboração com a agência BBH de Los Angeles, pretende alertar as pessoas para o aquecimento global e para o degelo do Ártico. Aproveitando a quadra natalícia a ONG colocou à venda a casa do Pai Natal no Craiglist e diversos avisos foram espalhados por todo o mundo.

A campanha para além de alertar as pessoas para o  aquecimento global e para o degelo das calotas glaciares pretende chegar até as crianças. “De facto, as crianças são mais preocupadas com as mudanças climáticas do que os seus  pais, para além disso, estão dispostas a agir”, escreve James Turner no blog da Greenpeace.

A casa do Pai Natal tem como endereço o 5br – Quiet, North Pole State e uma extensão total de 300 acres. “Devido ao aumento do seguro por causa das inundações, não somos capazes de manter a propriedade. A nossa perda é o teu ganho” descreve o anúncio como sendo o principal motivo para a venda da propriedade; é também possível ler o seguinte aviso: “Compre por sua conta e risco. A não ser que desaceleremos o aquecimento global, poderão não aproveitar a propriedade por muito tempo.

A campanha é uma extensão do projeto Save the Arctic e aposta na globalização, participação e irreverência. Na página do Facebook é perguntado as pessoas para onde se deve mudar o Pai Natal em caso de derretimento do Ártico. O ator e protagonista da série A Vedeta, Adrian Grenier, convida o velhote de barbas brancas para tocar guitarra na sua cave em Nova York. Diversos anúncios foram colocados em marcos de correio por cidades de todo o mundo; servem para avisar que estas serão as últimas cartas  endereçadas ao Polo Norte, porque para o próximo ano o Pai Natal terá novo endereço

santa