Na última quinta-feira antes do Natal, foram cinco as estreias nas salas de cinema portuguesas. Uma semana recheada de bons filmes, com destaque para o relançamento do filme Vertigo, de Alfred Hitchcock, no grande ecrã. O destaque do Espalha-Factos vai para a Estreia da Semana A Vida de Pi, o novo filme de Ang Lee.

Life of Pi, apresentado em 3D, conta a história de Pi Patel, filho do administrador do jardim zoológico de Podincherry, na Índia. Pi tem uma visão muito peculiar da vida e apresenta um vasto conhecimento acerca dos animais. Aos dezasseis anos, a sua família decide emigrar para a América do Norte juntamente com os animais do zoo, mas o navio afunda-se no Pacífico, logo no início da viagem, e Pi vê-se a bordo de um salva-vidas com uma hiena, um orangotango, uma zebra e um tigre de Bengala. A sobrevivência física e psicológica de Pi e o tigre, os que restam do naufrágio, pode depender um do outro.

Ang Lee regressa às lides cinematográficas três anos depois de Taking Woodstock, com uma aventura de ficção científica que promete entreter os espectadores nesta época natalícia. A Vida de Pi conta com a participação de Gérard Depardieu, Irrfan Khan, Tabu, Tobey Maguire, Suraj Sharma e Rafe Spall.

Pela Estrada Fora é outra das estreias da semana, a adaptação cinematográfica do livro On the Road, de Jack Kerouac. Trata-se da história de Sal Paradise, um jovem aspirante a escritor, que conhece Dean Moriarty, um ex-presidiário charmoso, casado com a sedutora Marylou. Os dois tornam-se muito amigos e cortam a ligação com tudo o que os rodeia, partindo em viagem com Marylou. Os três jovens fazem-se à estrada numa descoberta do mundo, de novas experiências e de si mesmos.O filme é realizado por Walter Salles e protagonizado por Garret Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart, ainda com a participação de Alice Braga, Amy Adams, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen.

Na animação, destaque para Hotel Transylvannia, de Genndy Tartakovsky, sobre o luxuoso resort do Drácula, onde monstros e famílias podem viver sem serem incomodados pelos humanos, até, num fim de semana especial, um homem se apaixonar pela sua filha. Holy Motors é um drama francês de Leos Carax, sobre o senhor Oscar, um ser que viaja de vida em vida, desempenhando papéis e interiorizando cada um deles.

Por fim, o thriller hitchcockiano Vertigo – A Mulher que Viveu Duas Vezes regressa às salas de cinema 54 anos após a estreia, protagonixado por James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes.

Aqui fica o trailer da estreia da semana:

Box Office

Na semana de 13 a 19 de dezembro, O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, de Peter Jackson, subiu ao pódio de filmes mais vistos na sua primeira semana de exibição, com 869.941,08 euros de receita bruta e 144.544 espectadores. Em segundo lugar encontra-se A Origem dos Guardiões, seguido de Sammy 2 e Anna Karenina. A quinta posição é ocupada por A Saga Twilight: Amanhecer – Parte 2, de Bill Condon. Podes consultar a lista completa no site do ICA.