O Google, através de um mapa especial de Natal ao qual chamou Santa Tracker, permitirá uma nova vivência da época natalícia. Todos aqueles que quiserem poderão acompanhar o percurso do Pai Natal na noite de 24 de dezembro, numa simulação da sua viagem a distribuir os presentes. Esta aplicação é baseada no Google Maps.

O jornal espanhol ABC fala desta aposta natalícia da gigante da informática, explicando que a rota já está desenhada e disponível na aplicação. Os utilizadores poderão assim acompanhar o Pai Natal em todos os momentos e mesmo ver imagens desta passagem, através de uma combinação com os recursos do Google Earth. Por agora «o Pai Natal e os seus duendes estão muito ocupados no Pólo Norte, a preparar os presentes, a olear o trenó, a alimentar as renas e a verificar a lista de tarefas antes de seguirem viagem mundo fora». A viagem que poderá ainda ser partilhada nas redes sociais.

A aplicação encontra-se já disponível e conta com uma contagem decrescente para o dia 24 de dezembro, dia em que se iniciará o mágico e rápido percurso por todo o mundo. A ideia não é nova. Já há vários anos que o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) acompanha esta viagem, no entanto e após vários anos de parceria com a Google, estará este ano associado à Microsoft, via Bing, o motor de busca da empreda de Bill Gates, o que gerará concorrência entre os dois melhores sítios para acompanhar a travessia.