Uma empresa brasileira criou uma aplicação que tem como objetivo reduzir o tempo entre a decisão e a compra através de uma fotografia de um código bidimensional.  Esta tecnologia permite que as pessoas utilizem a câmara do telemóvel para captar um código bidimensional em qualquer suporte impresso ou digital, acedendo à página de venda do produto. Por exemplo, quando observamos um anúncio num ecrã, jornal ou revista e queremos comprar esse mesmo produto sem nos deslocarmos a uma loja usamos, apenas, um smartphone com a aplicação PicPay.

O lançamento desta aplicação surge devido à crescente aquisição de smartphones no mercado brasileiro e devido ao aumento das compras online.

Os fundadores da startup brasileira responsável pela aplicação PicPay, Anderson Chamon e Diogo Roberte, consideram que esta tecnologia oferece vantagens tanto para quem vende, como para quem compra: “Os vendedores podem transformar qualquer tipo de aparelho num ponto de venda, bastando para isso imprimir os códigos PicPay no seu material publicitário ou até mesmo no rótulo dos produtos. Para os clientes, as vantagens estão “na rapidez da operação”, uma vez que o PicPay reduz drasticamente o tempo entre a decisão e a compra, envolvendo poucos segundos e toques no ecrã do smartphone.

A aplicação já está disponível desde o dia 14 de dezembro para iOS e Android. Uma vez instalada a aplicação, apenas será necessário preencher os dados pessoais uma única vez.