Esta semana, estreiam apenas dois filmes nas salas de cinema, um dos quais é uma das adaptações mais aguardadas do ano. O Espalha-Factos escolheu para estreia da semana o muito aguardado O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, a prequela do Senhor dos Anéis, realizado por Peter Jackson, o mesmo realizador da trilogia e que conta ainda com atores conhecidos dos outros três filmes da saga.

O Hobbit: Uma Viagem Inesperada, inspirado no livro homónimo de J.R.R. Tolkien, leva-nos até à história de Bilbo Baggins (Martin Freeman), tio de Frodo que na saga do Senhor dos Anéis foi interpretado por Elijah Wood. Voltando atrás na história, conta-se a aventura de Bilbo pela Terra Selvagem juntamente com Gandalf (Ian McKellen) e treze anões pelos túneis dos gnomos onde ele conhece Gollum (Andy Serkis) e o Anel, que mudam a sua vida para sempre.

O filme teve como cenário as bonitas paisagens da Nova Zelândia e as filmagens internas foram feitas num estúdio em Inglaterra. Para além do nome sonante de Ian McKellen, regressam ao filme Elijah Wood como Frodo, Kate Blanchett como Galadriel e Orlando Bloom faz uma pequena participação como Legolas.

No fim de semana de estreia nos Estados Unidos, o filme já arrecadou cerca de 70 milhões de doláres, conseguindo assim ultrapassar os lucros do Senhor dos Anéis: o Regresso do Rei, de 2003.

Vê aqui o trailer do filme, legendado em português:

E podes também consultar a crítica que o Espalha-Factos fez aqui.

A outra estreia desta semana é o filme de animação Sammy 2, que conta a história das tartarugas Sammy e Ray,  apanhadas por uma rede de pescadores que os vendem a um aquário do Dubai. O filme centra-se no plano de fuga das duas tartarugas do aquário, de volta à liberdade do mar.