O mais recente trabalho de Steven Spielberg, Lincoln, estreia-se em grande na Award Season 2013, com 13 nomeações nos prémios da maior organização de críticos cinematográficos da América do Norte, a Broadcast Film Critics Association.

Lincoln de Spielberg, Les Misérables de Tom Hooper e Silver Linings Playbook de David O. Russell são os filmes com mais nomeações na lista deste ano, o primeiro com 13, o musical com 11 e o último com 10. Todos eles se encontram nomeados para o maior galardão, o de Melhor Filme, entrando assim em competição com os restantes sete nomeados que são: Argo, Beasts of the Southern Wild, Django Unchained, Life of Pi, The Master, Moonrise Kingdom e Zero Dark Thirty.

Jennifer Lawrence foi nomeada em três categorias diferentes, tanto por Silver Linnings Playbook como por The Hunger Games. Anne Hathaway também é das poucas que consegue mais que uma nomeação e arrisca-se a levar o prémio para casa tanto por Les Misérables como por The Dark Knight Rises, Judi Dench repete igualmente o feito da dupla nomeação, mas apenas a representar Skyfall.

The Hobbit: An Unexpected Journey, Anna Karenina, Cloud AtlasHitchcock, Killing Them Softly  são alguns dos nomes postos de lado e que se julgava terem capacidade para receber nomeações. Sendo que os três primeiros foram nomeados, mas para categorias técnicas.

O conceito de Award Season refere-se a todos os prémios cinematográficos que precedem os Oscars da Academia, começando no inicio de dezembro e acabando, precisamente, com as famosas estatuetas douradas.

Para veres a lista completa dos nomeados clica aqui.