00:30 Hora Negra (no original Zero Dark Thirty), de Kathryn Bigelow foi eleito pelo Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova Iorque como filme do ano. Bigelow venceu ainda na categoria de melhor realização. A longa-metragem mergulha no controverso processo de captura do terrorista Osama Bin Laden, que ocorreu em maio de 2011 no Paquistão.
Segundo Kathryn Bigelow, o filme tem uma narrativa realista, sendo baseado em factos reais e, apesar de ficção, tem características da reportagem ou documentário. No elenco do filme estão nomes como Jessica Chastain, Jason Clarke, Kyle Chandler, Schott Adkins, Joel Edgerton, Mark Strong, Taylor Kinney, Jennifer Ehle e Édgar Ramirez
O filme foi baseado em entrevistas, concedidas pelas pessoas envolvidas na operação e por uma exaustiva documentação, e tem estreia marcara para o dia 19 de dezembro nos Estados Unidos. 00:30 Hora Negra relata a missão que esteve por trás da captura de Osama Bin Laden pelas forças norte-americanas; processo que se iniciou com os atentados do 11 de setembro. A missão foi concluída em 2011, com a captura do terrorista por uma pequena equipe da CIA.
Aqui fica a lista completa de vencedores:
Melhor filme – 00:30 Hora Negra, de Kathryn Bigelow
Melhor Realizador – Kathryn Bigelow (00:30 Hora Negra)
Melhor Argumento – Tony Kushner (Lincoln)
Melhor Ator – Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Melhor Atriz – Rachel Weisz (The Deep Blue Sea)
Melhor Filme Estrangeiro – Amor, de Michael Haneke (Áustria)
Melhor Filme de Animação – Frankenweenie, de Tim Burton
Melhor Ator Secundário – Matthew McConaughey (Magic Mike)
Melhor Atriz Secundária – Sally Field (Lincoln)
Melhor Documentário – The Central Park Five, de Ken Burns
Melhor Filme de Estreia – Como Sobreviver a uma Praga, de David France