Esta semana as salas de cinema portuguesas recebem seis estreias nacionais. Da comédia à animação, passando pelo thriller e pelo drama, a escolha do Espalha-Factos para Estreia da Semana vai para Cloud Atlas, de Andy Wachowski, Lana Wachowski e Tom Tykwer. Analisamos ainda o box office nacional da semana passada.

Baseado no best-seller de David Mitchell, Cloud Atlas traz-nos personagens que se conhecem e voltam a reunir-se de uma vida para a outra seguinte. As ações e escolhas individuais têm consequências e impactos entre si no passado, presente e futuro distante. Uma alma é moldada de assassino a herói, e um simples ato de bondade tem repercussões ao longo de séculos, tornando-se na inspiração de uma revolução.

O filme foi rodado em Espanha, Alemanha, e Reino Unido. Nos EUA, estreou-se a 28 de outubro e arrecadou no seu fim-de-semana de estreia 9,612,247 dólares. Em Cloud Atlas cada ator interpreta em média seis personagens e o elenco é de luxo: Tom Hanks, Halle Berry, Susan Sarandon, e Hugh Grant são os nomes mais sonantes.

Vê aqui o trailer oficial legendado em português da nossa Estreia da Semana:

Outra das estreias desta semana é a comédia A Minha Canção de Amor, de Oliver Dahan. Neste filme, Jean é uma ex-cantora que vive amargurada desde o acidente que a deixou presa a uma cadeira de rodas, sete anos antes. Joey, o seu melhor amigo, quando sabe que o seu autor preferido vai dar uma conferência em Nova Orleães, convence-a a percorrer mais de mil quilómetros até lá. É durante esta viagem que Jean compõe a sua mais bela canção de amor.

A Origem dos Guardiões, de Peter Ramsey, é uma aventura épica que conta a história de um grupo de heróis, cada um com habilidades extraordinárias. Quando um terrível espírito conhecido como Pitch, tenta deitar as garras ao nosso mundo, os imortais guardiões têm de unir forças pela primeira vez para proteger os desejos, as crenças e a imaginação das crianças de todo o planeta.

Mais um Dia Feliz, realizado por Sam Levinson, é um drama que interliga várias personagens com os seus problemas passados e que através delas é possível observar uma típica família americana de classe média dos nossos dias.

Mata-os Suavemente, de Andrew Dominik, conta a história de três homens que assaltam um jogo de póquer protegido pela Máfia, causando o colapso da economia criminal local. Jackie Cogan é o homem contratado para os apanhar e restaurar a ordem.

Por fim, com Jovens Delinquentes , de Peter Mullan, chega-nos um filme dramático sobre as dificuldades por que passaram os jovens oriundos das classes trabalhadoras escocesa dos anos 70.

BOX OFFICE

Na semana de 22 a 28 de novembro, o box office nacional permaneceu inalterado ao da semana passada no que toca ao top 3. Assim, temos A Saga Twilight: Amanhecer parte 2, 007 Skyfall, e Força Ralph, respetivamente no pódio. Destaque para o filme português O Cônsul de Bordéus que desceu para sétimo lugar na tabela. Os restantes detalhes podem ser consultados aqui.