O National Portrait Gallery, museu especializado em retratos de britânicos famosos, em Londres adquiriu recentemente uma tela emblemática de Amy Winehouse (1983-2011). A pintura a óleo é intitulada de Amy Blue, é pouco maior que uma folha A3 e foi pintada pela artista sul-africana Marlene Dumas.

Amy  Winehouse foi retratada por Dumas em tons de azul e preto, cores que simbolizam as influências musicais da cantora, bem como a melancolia da sua vida. A pintura terá um lugar de destaque, será a primeira peça a ser vista por aqueles que entrarem pela porta principal da galeria. Amy Blue  foi adquirida pelo National Portrait Gallery com apoio da Art Fund – instituição mecenática, o valor da compra não foi revelado.

A pintura tem uma “enorme carga emocional” , afirma Sarah Howgate, curadora da seção de arte contemporânea do National Portrait Gallery.  “É um trabalho fantástico e estamos fascinados por saber que a Amy vai ser lembrada não só pela família,  mas também por amigos e artistas das mais diversas áreas”, declara Mitch Winehouse, pai da cantora.