Pelo quarto ano consecutivo Lisboa recebe o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, a decorrer de 1 a 8 de Dezembro, em diversos espaços da cidade. Da vasta programação constam workshops, performances, instalações, amostras de vídeo-arte e competições de vídeo-dance. O intuito é revelar os caminhos da criação artística contemporânea.

O pontapé de saída do festival será dado na Galeria Câmara Lenta, no primeiro dia do festival, onde será apresentada a instalação e performance Mar Português. A instalação videográfica, da autoria de Nuno OC Madeira e Nuno Rua, é apresentada como  “uma alucinação (…) uma encenação surreal de histórias coloniais e contemporâneas entrelaçadas” e ao vivo transformada numa performance de dança, acompanhada de vídeo e som, na qual se junta a bailarina e coreógrafa Diana Bastos Niepce. Este espetáculo poderá ser vivenciado no dia 8 de dezembro, último dia do festival, no Teatro São Luiz, na festa de encerramento e entrega de prémios.

Organizado pela Vo’Arte, em co-produção com o São Luiz Teatro Municipal, o festival junta-se este ano às comemorações d’O Ano do Brasil em Portugal, acolhendo o Festival Dança em Foco, do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo estará em exibição a exposição de fotografia 123 90 948 do vencedor do prémio Bes Photo Revelação 2008, David Infante (no Módulo – Centro Difusor de Arte). No Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, de 4 a 8 de dezembro, sempre às 22h, há sessões de competição de vídeo-dança com mais de 40 exibições. Nos dias 1 e 2, no Teatro do Bairro, há DocShadowCompetição Internacional de Documentários. Todos estes espetáculos têm entrada gratuita.

Para os mais novos há LittleShadow e o público pode ainda inscrever-se em workshops e sessões masterclass sobre temas tão variados como a escrita criativa, polaroid e performance, dança ou pesquisa coreográfica, video-dança, ou filosofia e movimento (Corpo e Pensamento será apresentado pelo português Gonçalo M. Tavares).

O InShadow encontra-se de momento a recrutar voluntários que queiram e possam participar numa experiência ímpar. Saiba mais no evento no facebook.