46240_513800571964690_536645769_n

Festival InShadow – Vídeo, Performance e Tecnologias

Pelo quarto ano consecutivo Lisboa recebe o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, a decorrer de 1 a 8 de Dezembro, em diversos espaços da cidade. Da vasta programação constam workshops, performances, instalações, amostras de vídeo-arte e competições de vídeo-dance. O intuito é revelar os caminhos da criação artística contemporânea.

O pontapé de saída do festival será dado na Galeria Câmara Lenta, no primeiro dia do festival, onde será apresentada a instalação e performance Mar Português. A instalação videográfica, da autoria de Nuno OC Madeira e Nuno Rua, é apresentada como  “uma alucinação (…) uma encenação surreal de histórias coloniais e contemporâneas entrelaçadas” e ao vivo transformada numa performance de dança, acompanhada de vídeo e som, na qual se junta a bailarina e coreógrafa Diana Bastos Niepce. Este espetáculo poderá ser vivenciado no dia 8 de dezembro, último dia do festival, no Teatro São Luiz, na festa de encerramento e entrega de prémios.

Organizado pela Vo’Arte, em co-produção com o São Luiz Teatro Municipal, o festival junta-se este ano às comemorações d’O Ano do Brasil em Portugal, acolhendo o Festival Dança em Foco, do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo estará em exibição a exposição de fotografia 123 90 948 do vencedor do prémio Bes Photo Revelação 2008, David Infante (no Módulo – Centro Difusor de Arte). No Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, de 4 a 8 de dezembro, sempre às 22h, há sessões de competição de vídeo-dança com mais de 40 exibições. Nos dias 1 e 2, no Teatro do Bairro, há DocShadowCompetição Internacional de Documentários. Todos estes espetáculos têm entrada gratuita.

Para os mais novos há LittleShadow e o público pode ainda inscrever-se em workshops e sessões masterclass sobre temas tão variados como a escrita criativa, polaroid e performance, dança ou pesquisa coreográfica, video-dança, ou filosofia e movimento (Corpo e Pensamento será apresentado pelo português Gonçalo M. Tavares).

O InShadow encontra-se de momento a recrutar voluntários que queiram e possam participar numa experiência ímpar. Saiba mais no evento no facebook.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mads Mikkelsen vai substituir Johnny Depp em ‘Monstros Fantásticos 3’