Esta semana estreiam nos cinemas nacionais quatro filmes, cujo géneros variam entre drama, thriller e fantasia. O Espalha-Factos escolheu, como Estreia da Semana, a segunda parte do quarto filme da Saga Twilight: Amanhecer – Parte 2. Analisamos ainda a box office da semana passada.

Amanhecer – Parte 2 é o final épico da saga que conquistou milhares de fãspelo mundo fora, baseada nos livros de Stephanie Meyer e que conta com Kristen Stewart (protagonista de Branca de Neve e o Caçador em 2012) e Robert Pattinson (Água aos Elefantes em 2011) nos principais papéis.

Neste último filme, Bella já é uma vampira e também mãe da pequena Renesmee, por quem Jacob (Taylor Lautner) desenvolve logo um ligação para a vida. A chegada desta criança nascida da relação de uma humana com um vampiro não agrada ao clã Volturi, que vêm nela um alvo a abater, uma ameaça ao seu poder e existência. Assim, a vampira Irina (Maggie Grace) convoca o clã e partem juntos com o objetivo de destruir a família Cullen, agora mais alargada. Este filme retrata a batalha final, onde os Cullen se farão valer de todos os aliados que conseguirem encontrar.

As filmagens decorreram em Louisiana, nos EUA, e em Vancouver, no Canadá. O filme teve um orçamento de aproximadamente 131,500,000 doláres, cerca de 103,308,000 euros. O Espalho-Factos já viu o filme, podes ler a crítica aqui.

Outra das estreias da semana é o filme À Lei da Bala, um thriller com Antonio Banderas no papel principal. O filme conta a história de um investigador privado de Los Angeles que recebe a proposta de um lutador de boxe russo acabado de sair da prisão para encontrar a sua namorada desaparecida e os diamantes que ela esconde. Para além de Banderas, o filme conta também com atores como William Fichtner e Sienna Guillory.

Está no ar! é um drama francês realizado por Pierre Pinaud que retrata a história de Mélina (Karin Viard), uma animadora de rádio que se torna uma das vozes mais conhecidas em França. Contagia os ouvintes com o seu divertimento e boa disposição mas vive atormentada por nunca ter conhecida a sua mãe, que decide procurar já depois dos 40 anos.

Outro filme que estreia esta semana é Substituto, protagonizado por Adrien Brody (King Kong/ O Pianista). Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor substituto que vê nesse estatuto uma condicionante a relacionar-se mais com os alunos e os seus colegas. Até que, ao ser colocado numa escola pública com alguns alunos problemáticos, Henry percebe que pode ser uma ajuda para eles a nível emocional. Para além de Adrien, também Christina Hendricks (Mad Men) e Lucy Liu (Anjos de Charlie) compõem o elenco.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

BOX OFFICE

Na semana de 8 a 14 de Novembro, 007 – Skyfall, realizado por Sam Mendes, continua na liderança do ranking, fazendo esta semana 305,584,22 euros e levando aos cinemas 59,251 espetadores. 007 é seguido por Força Ralph, de Rich Moore, que arrecadou 185,262,25 euros e contou com 31,075 pessoas a assistirem nas salas de cinema. No número 3 do ranking ficou Argo, realizado por Ben Affleck, que conquistou 117,708,42 euros e levou às salas de cinema 23,851 pessoas. Os detalhes podem ser consultados aqui.