A RTP foi premiada esta semana pela Eurovisão com o prémio de excelência na informação pela boa cobertura da atualidade em África e Portugal.

A estação pública nacional vai receber o galardão Gunnar Hoidahl como distinção do bom trabalho de cobertura informativa e acompanhamento noticioso em Portugal, Moçambique e Angola perante condições económicas adversas. Este prémio visa distinguir o membro da Eurovisão que de melhor forma representa o espírito de solidariedade e reciprocidade no âmbito do processo de intercâmbio noticioso.

A entrega do prémio aconteceu em Barcelona durante a EBU News Assembly. A televisão pública foi representada por Luísa Mariano, responsável pela ligação à União Europeia de Radiodifusão nos canais estatais, que explicou que a estação sempre tentou “fazer o melhor possível com os recursos disponíveis, apesar de ter os menores orçamentos de sempre” e mostrou-se esperançada que este prémio significasse um “forte argumento a favor do serviço público de radiodifusão“.