O cinema espanhol chega a Portugal com a primeira edição da CineFiesta – Mostra de Cinema Espanhol. A mostra acontece em duas cidade: entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro em Lisboa e, no Porto, entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Esta é uma oportunidade de  “desvendar ao público português a riqueza e diversidade do cinema espanhol”, como  afirma a organização.

A CineFiesta é organizada pelo Instituto de Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e pela Secretaria de Estado de Cultura de España, em parceria com a ZON Lusomundo e com a Cinemateca Portuguesa, tendo como grande objectivo dar a conhecer o cinema espanhol de uma forma representativa. Para promover um intercâmbio cultural, Portugal apresenta também este mês ciclos de cinema em Espanha.

A programação de Lisboa inclui dez obras de ficção e oito documentais. Entre as obras de ficção, destaque para Blancanieves, uma adaptação do conto dos irmãos Grimm que é também o candidato espanhol aos Óscares e para o filme de animação Las Aventuras de Tadeo Jones, que foi um sucesso de bilheteira em Espanha. Os documentários serão exibidos na Cinemateca Portuguesa, que inclui ainda uma retrospectiva a Víctor Erice, de onde se destaca o filme El Sol Del Membrillo.

O preço dos bilhetes é variável, sendo o preço habitualmente praticado pelos espaços onde as sessões decorrem: Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa,  Dolce Vita Porto e Teatro do Campo Alegre. A programação completa e mais informações podem ser encontradas aqui.