Na quarta edição dos Europe Festival Awards, o conhecido festival Optimus Alive! está nomeado para quatro prémios. Entre os quais destaca-se Melhor Festival de Grande Dimensão. Paredes de Coura e Boom juntam-se ao ramalhete e estão nomeados para uma categoria cada um.

O Alive! que, embora sem vencer, já tinha sido nomeado em 2011, volta este ano ao top dos festivais europeus e é candidato nas categorias Melhor Festival de Grande Dimensão, Melhor Cartaz Europeu, Festival Favorito dos Artistas e Promotora do Ano (Everything is New).

O festival Paredes de Coura está também nomeado pela sua edição de 2012 na categoria Festival Favorito dos Artistas, concorrendo com o português Alive!, o espanhol Primavera Sound e o polaco Woodstock, num total de dez nomeados.

Por último, o Boom Festival é candidato ao prémio Green Operation, destinado a festivais com preocupações ecológicas, uma categoria na qual o festival português tem sido várias vezes distinguido.

Para além da eleição dos melhores festivais europeus, estes prémios focam-se também na produção artística elegendo, num conjunto de dez nomeados, os hinos, os cabeças de cartaz e os novos valores do ano. Nesta categoria competem produções como Lonely Boy dos Black KeysShake it out dos Florence & The Machine ou Midnight City dos M83; Pearl Jam, Bon Iver, Jack White, The Killers, The Stones Roses, Alabama Shakes, Azealia Banks, Alt J ou Of Monsters and Men.

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia dos Europe Festival Awards na cidade holandesa de Groningen a 9 de Janeiro de 2013. Os bilhetes para o evento estão à venda no site oficial dos prémios europeus e custam 30 euros.