A MTV transmite este domingo, a partir das 20h, a 19.ª edição dos Europe Music Awards em direto de Frankfurt e apresentado pela modelo alemã Heidi Klum.

Whitney Houston, que faleceu em fevereiro deste ano, será homenageada com o prémio Ícone Global na cerimónia. Richard Godfrey, produtor dos EMA, justificou esta escolha dizendo que “quando escolhemos os ícones globais, procuramos um artista que tenha uma carreira substancial e por um longo período, pelo menos por uma década, e escolhemos Whitney Houston pelos motivos óbvios”.

Rihanna, Taylor Swift e Katy Perry são as artistas mais nomeadas este ano. A cantora dos Barbados concorre em 6 categorias diferentes, incluindo Melhor Vídeo e Melhor Música, com We Found Love. Já Swift e Katy Perry concorrem em 5 categorias diferentes.

No palco do Festhalle Frankfurt passarão nomes como Alicia Keys, Carly Rae Jepsen, Fun, The Killers, Muse, entre outros. No entanto, um dos artistas mais esperados da noite é o sul-coreano Psy que trará consigo o seu grande êxito Gangnam Style.

A cerimónia é também transmitida pela MTV Portugal.