As salas de cinema portuguesas receberam cinco estreias nacionais esta quinta-feira. O drama lidera os géneros de filmes que podem ser vistos a partir desta semana, mas também há espaço para a animação e para o thriller. A escolha do Espalha-Factos para Estreia da Semana vai para o filme português Cônsul de Bordéus, de Francisco Manso e João Correa. Analisamos ainda os dados do box office nacional da semana passada.

Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. É este o mote de partida para o drama português Cônsul de Bordéus, protagonizado por Vítor Norte. São José Correia, Leonor Seixas, João Cabral, são alguns dos nomes portugueses que também fazem parte do elenco.

As rodagens decorreram em Viana do Castelo e José Mazeda foi o produtor. O Espalha-Factos já foi ver o filme e já escreveu a crítica. Podes lê-la aqui.

Vê também aqui o trailer oficial:

Argo marca outra das estreias desta semana. Realizado por Ben Affleck, este drama-thriller passa-se nos anos 70 durante a revolução Iraniana. Neste contexto, seis americanos conseguem escapar depois de uma invasão de militantes iranianos na Embaixada dos Estados Unidos da América no Teerão e encontrar refúgio na casa do Embaixador Canadiano. Sabendo que é só uma questão de tempo até os seis serem encontrados e provavelmente mortos, um especialista da CIA chamado Tony Mendez surge com um plano arriscado para fazê-los sair do país em segurança.

Força Ralph é o filme de animação da semana, realizado por Rich Moore. Nesta aventura, Ralph conhece a inflexível Sargento Calhou, personagem do Hero’s Duty, um jogo de ação jogado na primeira pessoa e a endiabrada Vanellope von Schweetz do Sugar Rush, um jogo de corridas de karts numa pista de doces, que pode mesmo vir a ser a sua primeira verdadeira amiga.

Outras das estreias é Realizar o Impossível. Michael Apted e Curtis Hanson são os realizadores deste drama que conta a história de dois amantes do surf que embarcam numa aventura de coragem e amizade que os transformará irremediavelmente. Por fim, com Sinister – Entidade do Mal chega-nos um thriller realizado por Scott Derrickson. Ethan Hawke interpreta o papel de um autor de romances policiais que descobre uma caixa cheia de misteriosos e perturbadores filmes caseiros, o que mergulha a sua família numa experiência aterradora de horror sobrenatural.

BOX OFFICE

Na semana de 1 a 7 de novembro, 007 – Skyfall lidera o ranking. A nova sequela do lendário James Bond, realizada por Sam Mendes, arrecadou 662.061,81 euros e atraiu 127.369 espetadores às salas de cinema nacionais. Segue-se Ásterix e Obélix ao Serviço da sua Majestade, de Laurent Tirard, com 181.845,93 euros e 30.586 espetadores. O pódio termina com Actividade Paranormal 4, de Henry Joost e Ariel Schulman, com 111.549,68 euros e 21.647 espetadores. Os detalhes do box office semanal podem ser consultados aqui.