Bernardo Fachada lança a 12 de novembro uma re-edição de Os Sobreviventes, um álbum de Sérgio Godinho que saiu há exactamente 40 anos e onde os temas Que força é essa? ou Maré Alta estão incluídos. Este conta com as participações de Francisca Cortesão, dos Minta & The Brook Trout e João Correia, dos Julie & The Carjackers para esta nova versão do trabalho.

A ligação entre B Fachada e Sérgio Godinho iniciou-se com um episódio caricato. Em 2010 o primeiro compôs a irónica e divertida canção Os Discos do Sérgio Godinho, que se referia metaforicamente à centralíssima importância do segundo na crónica moderna da música nacional, presente no EP Há Festa na Moradia. Sérgio Godinho reagiu muito bem a este elogio, tendo não só enviado os parabéns a Fachada pela canção, como também se disponibilizou para interpretá-la num dueto. Foi o que acabou por acontecer, primeiro a 26 de maio de 2010, num “encontro improvável” patrocinado pela Nokia.

http://www.youtube.com/watch?v=fZig_T2iZ-4

Esta nova versão d’ Os Sobreviventes foi um desafio lançado por Sérgio Godinho ao Tio B, para aferir “da sua eventual validade estética para os nossos dias”, explica um comunicado da editora Mbari. Além disso, o músico sente que a pop portuguesa, à excepção do hip hop, dos Deolinda, de B FAchada e d’A Naifa, anda demasiado alheada do contexto político.

Após o seu mais recente álbum de verão, Criôlo, e enquanto não sai o álbum de inverno, B Fachada recebe o testemunho do grande Sérgio Godinho. Um álbum repleto de canções de intervenção, mas com novos arranjos que prometem surpreender.