A Disney confirmou, numa conferência de imprensa internacional, a compra dos direitos da produtora LucasArts, especialmente famosa pela criação da franchise Star Wars.

Segundo Robert Iger, diretor executivo da The Walt Disney Company, “Esta transação combina um portfólio de classe mundial que inclui Star Wars, uma das grandes franchises de entretenimento familiar de todos os tempos, com a criatividade única e incomparável da Disney através de várias plataformas, negócios e mercados para gerar um desenvolvimento sustentável e atrair lucro a longo prazo.

A grande novidade presente nesta conferência de imprensa foi o anúncio de um novo Star Wars, o 7.º episódio da saga, agendado para estrear em 2015. Foi também referido que os episódios 8 e 9 podem ser uma realidade, seguindo um plano a longo prazo em que se espera lançar uma longa-metragem a cada dois ou três anos.

George Lucas pronunciou-se sobre estes acontecimentos afirmando que “Nos passados 35 anos, um dos meus grandes prazeres tem sido o de transmitir o Star Wars de geração em geração. Está agora na altura de eu passar o Star Wars para uma nova geração de cineastas. Sempre acreditei que o Star Wars podia viver para além de mim, e penso que foi importante fazer essa transição durante o meu tempo de vida.” Para os próximos projetos da franchise, Lucas ocupará o cargo de consultor creativo.

É ainda conveniente destacar que a Disney adquire todos os negócios da companhia de São Francisco incluindo videojogos, merchandising e outra propriedade media tal como todas as suas outras tecnologias que funcionam sob os nomes da LucasFilm Ltd., Industrial Light + Magic e Skywalker Sound.