José Saramago, prémio Nobel da Literatura, será homenageado em Nova Iorque até dia 1 de novembro através de leituras públicas, cinema e música.

Esta é já a segunda edição da Semana José Saramago em Nova Iorque promovida pelo Art Institute. Este ano a iniciativa celebrará os 90 anos do Nobel e, com efeito, Pilar Del Rio deverá marcar presença na big apple.

Em declarações à Lusa, a diretora da organização explica que este evento: “será uma semana eclética e multidisciplinar, com ações em diferentes áreas: literatura, dramaturgia, cinema, música e fotografia”.

O filme de Miguel Gonçalves Mendes, José & Pilar, irá arrancar com a iniciativa, sucedendo-se depois a exibição de várias curtas-metragens portuguesas e espanholas.

A programação continuará nos dias seguintes com várias atividades, entre elas: uma conferência com a presença da viúva do autor que será acompanhada por Jorge Vaz de Carvalho, professor na Universidade de Lisboa, e ainda uma sessão de leitura de textos de Saramago, com a presença de algumas atrizes portuguesas.

A Arte Institute é uma organização que promove a arte contemporânea portuguesa a nível mundial.